sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Ecoturismo no Rio de Janeiro - RJ

Minha vez de falar... por Mayra Duarte Vilela


Pedra do Telégrafo
Hoje, quem vai contar sua história é a May! Ela é uma super querida que decidiu ter uma vida semi-nômade. Apesar de morarmos do lado uma da outra, nos conhecemos na faculdade, em São Bernardo, depois ela resolveu pegar as coisas e ir para Curitiba! Quando estava voltando para São Paulo, parou para um breve respiro e decidiu seguir a vida no Rio de Janeiro, onde está até agora!

Por isso, hoje este espaço aqui é dela, para contar um pouquinho sobre a nova vida, mas levando junto o espírito aventureiro de natureza em todos os lugares por onde passa! Bora ler?


Eu sou a Mayra, amiga da Amanda e vim contar um pouquinho sobre o Rio de Janeiro, que é onde moro atualmente. 


Praia da Joatinga
Como eu vim parar aqui?

Pois é, essa história é engraçada. Eu nasci e fui criada no Brooklin, em São Paulo. Em 2010, me mudei para Curitiba para fazer Publicidade e após os 4 anos de curso, me formei e decidi voltar (temporariamente) pra São Paulo até partir para um intercâmbio. Foi quando reencontrei um menino que eu havia namorado com uns 15 anos de idade - **esse menino hoje é o noivo da Má!** - e começamos a ficar. Dois meses depois me indicaram para um freelance de redação em uma agência aqui do Rio. Inicialmente eram só 5 dias, porém, eles gostaram do meu trabalho e eu fui "ficando" por aqui por mais 2, 3, 4 meses... Quando vi, já estava comprando um armário, uma cama e me mudando pra cá!


Um pouco sobre o Rio:


Restinga da Marambaia
Moro aqui há dois anos e meio, no Recreio dos Bandeirantes, que é na Zona Oeste do Rio. Aqui não é tão conhecido como Copacabana ou Botafogo, mas é maravilhoso, pois fica perto das melhores praias: Prainha, Grumari, Reserva e a própria Praia do Recreio. Para quem surfa então, a Praia da Macumba é perfeita! 

É fácil amar o Rio, ainda mais quem gosta de natureza! O que não faltam são lugares para explorar, trilhas, praias, cachoeiras! Mas lógico, a cidade tem o mesmo problema de outras cidades grandes: violência, custo de vida altíssimo e muito trânsito. 

Na minha opinião, um dos principais problemas do Rio é o transporte público. É muito ruim! Por isso, sempre recomendo alugar um carro, ainda mais nos finais de semana e feriados.


Lugares especiais para conhecer:


Pedra do Telégrafo
Aqui onde eu moro tem alguns lugares maravilhosos e super perto, um desses lugares, que ficou bem conhecido recentemente, é a Pedra do Telégrafo! Ela fica na Barra de Guaratiba, é preciso fazer uma trilha um pouco íngreme, porém sem obstáculos. Fiz em mais ou menos 40 minutos, mas a pedra tem um visual maravilhoso e todo mundo que vê as fotos morre de medo do falso ”abismo" que aparece nas imagens.

Após esse passeio, descendo a trilha dá para alugar um Stand up Paddle para fazer um passeio pela Restinga da Marambaia, um lugar encantador que você anda entre o mangue da Restinga!

Em Agosto também pude conhecer o Mirante do Caeté. Fui com duas amigas de bicicleta do Recreio até a Prainha, de lá é só entrar no parque, que é uma área de proteção ambiental da Prainha, e seguir as placas! A trilha é super tranquila, dura mais ou menos uns 25 minutos e tem uma vista linda! 


Mirante do Caeté
Uma opção de praia mais reservada e muito charmosa é a Praia da Joatinga, ela fica dentro de um condomínio, na subida do Joá, entre a Barra e São Conrado. A única atenção é com a maré, que precisa estar baixa, se não o mar cobre a faixa de areia. 

Outra #DICA importante: chegar cedo, pois em pouco tempo os lugares para estacionar ficam lotados.
Ilha da Gigóia

A última dica de um lugar superespecial que eu amo, na Barra da Tijuca, é a Ilha da Gigóia. É um lugar não muito conhecido, onde não circulam carros e tem restaurantes gostosos e uma energia incrível!... Além de uma vista privilegiada para a Pedra da Gávea.

Acho que é isso, esses são alguns lugares legais para serem descobertos na Zona Oeste do Rio, espero que gostem! 

Obrigada, May!
E quanto eu estiver com um tempinho sobrando, vou te contratar como guia para desbravar esse lado tão escondidinho do Rio de Janeiro! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário