quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Top 5: Praias Brasileiras


Aproveite a crise para conhecer as belezas do seu país!
E as férias de julho já se foram! Mas que rápido!! Confesso que nem fez diferença na minha vida rsrs... Agora, pra não bobear, já está na hora de pensar na próxima viagem! E, verão, sol, calor pedem uma praia! Claro!

Hoje vou listar aqui um Top 5 de praias para você conhecer pelo menos uma vez na vida! Pronto hein, fica aqui o combo brasileiro de presente pra você!



1 - Praia dos Espelhos – Trancoso/ Bahia

Uma das praias mais lindas que eu já vi! Entre no clima relaxante da Bahia e agende um passeio até a Praia dos Espelhos. O ideal é agendar mesmo com uma agência pois a estrada até lá é bem ruim, de terra e cheia de buracos. Então, para não se estressar (ou pior, fica na estrada), vá com quem já conhece e tem um veículo apropriado para o percurso. Depois de uma hora de viagem você chegará a praia encantadora! O nome dela foi dado pelo reflexo que a lua cheia fazia durante a maré baixa - a água presa nos arrecifes formava imagens prateadas, como que se fossem espelhos!

A praia é bem tranquila, sem muita movimentação de pessoas e com barracas bem equipadas. O preço é um pouco salgadinho, mas nada além da conta. Se programe para ir nos dias de maré baixa, assim você conseguirá aproveitar ainda mais o lugar. Há uma trilha no morro de onde é possível avistar a praia toda – vale a subida para tirar fotos e admirar a paisagem! Descanse, mergulhe, caminhe e aproveite o mar-quase-piscina.


2 - Porto de Galinhas – Ipojuca/ Pernambuco

Dentro do município de Ipojuca fica o pequeno vilarejo de Porto de Galinhas (bem pequeno mesmo, mas extremamente turístico). Ali pudemos conhecer as super faladas piscinas naturais! Em conversa com um dos diversos jangadeiros que ficam espalhados na praia, você poderá entender qual o melhor dia e período para o passeio, com base, novamente, na Tábua das Marés.

Com a maré ideal, ele irá te levar 200 m mar adentro. Descendo nas falésias, descubra a vida que existe ali, com ouriços do mar aqui, peixes e muito mais. A água é transparente e é possível nadar em algumas piscinas – não todas por conta da preservação. Cuidado também com o filtro solar para não intoxicar os animais dali. Tem até o mapa do Brasil na versão piscina natural rs... Porto de Galinhas ainda tem um vilarejo noturno para jantar e passeios de buggy que te levam a outras praias também muito lindas. Amei!


3 - Maragogi – Maceió/ Alagoas

Entre Maceió e Recife você vai encontrar as Galés (ou piscinas naturais) de Maragogi, com uma costa de corais, areias finas e águas transparentes. Desta vez você vai navegar um pouco mais... São 6 km mar adentro até o aquário natural – sim, onde você vai fazer a visita de acordo com a tábua das marés.

Chegando lá, você pode optar por pegar um snorkel emprestado, fazer o mergulho com cilindros, ou apenas nadar. Se eu puder indicar, alugue o snorkel – ou leve o seu – vale a pena e você vai poder ver algo que não temos no dia a dia! São vários peixinhos de diversas cores e tamanhos bem pertinho de você. Evite dias pós chuva pois o mar fica mexido e um pouco turvo, além disso, acordo bem cedo pra conseguir aproveitar o período de maré baixa.



 4 - Praia do Futuro – Fortaleza/ Ceará

Outra praia muito legal pra conhecer é a do Futuro, em Fortaleza. Ocupando 8 km da orla, a praia chama a atenção não pelas areias claras e o mar verde, mas sim pelas faraônicas barracas “do futuro” – que são mais uma mistura de restaurantes com piscinas, cascatas, parques infantis e até quiosque de massagem!  A praia é um pouco mais movimentada mas não tem aquela muvuca de gente. Por toda a infra-estrutura, o preço também é um pouco mais salgado do que o das outras, então vá preparado.

Mais um charme do local é que você pode escolher seu prato, literalmente rs. O garçom traz uma bandeja com peixes, lagostas e mariscos crus para a escolha. Depois, fica combinado o horário de servir. Nesse meio tempo, aproveite a praia, o sol e o mar! À noite, o entretenimento fica por conta dos shows.


5 - Praia dos Castelhanos – Ilhabela/ SP

A quinta e última praia do nosso TOP 5 de hoje fica aqui em São Paulo, no litoral norte. Mas para ver toda a beleza, você vai ter que se aventurar um pouquinho além do normal... A praia fica escondida do outro lado da ilha e, para chegar, ou você vai de barco, ou de 4x4 (no nosso caso, fomos de Jeep). São 22 km de terra para chegar até uma praia bem vazia e super preservada! Tem também acesso a trilha com cachoeira.

Apesar de ser vazia, a praia tem algumas barracas para almoço. Vá preparado para passar o dia lá. Leve repelente, protetor, água e afins. No final da tarde, volte para o centro apreciando o lindo pôr do sol no mar!


#DICA: Para consultar a tábua das mares, acesse estes sites:

Um comentário:

  1. wow! boas escolhas - selecionar só 5 como as melhores praias do brasil é uma missão beeem difícil

    ResponderExcluir