quinta-feira, 18 de agosto de 2016

BREXIT: Como fica minha viagem para o Reino Unido? – Inspiração do Dia

Londres - Crédito: Cultura Inglesa
No dia 23 de junho deste ano, o Reino Unido votou pela saída da União Europeia, com 51,9% dos votos favoráveis ao Brexit. BR (British) + EXIT, ou seja, a saída britânica da União Européia. A notícia gerou muita polêmica, variações nas bolsas, gente contra e a favor. Quase dois meses depois, o assunto ainda não está muito definido ou, pelo menos, as mudanças que isso deve causar.

Mas, e pra você que está como viagem marcada, ou em vias de? O que muda? Será que o melhor é decidir por um outro destino?... Não necessariamente. Para esclarecer o assunto, trouxe hoje aqui duas participações para refletirmos: uma delas é da coluna do jornal O Estado de S.Paulo, Amanda Viaja (nops, infelizmente não sou eu), publicada em 27 de junho e com uma perspectiva sobre mudanças futuras e alterações que a decisão deve provocar lá pra frente; a e outra é uma matéria do jornal Zero Hora, assinada por Jaqueline Sordi, de 24 de junho, que trata de alterações atuais e mudanças de agora para quem vai viajar ou já está lá! Os grifos são meus! Vamos lá:



O Estado de S.Paulo

Brexit: o que pode mudar para os viajantes

Amanda Noventa

País de Gales - Crédito: Iha Holidays
Com 52% dos votos, o Reino Unido está deixando a União Europeia. Ainda estamos descobrindo quais serão as consequências do Brexit, mesmo porque seu efeito pode demorar alguns anos para aparecer.

Guga Chacra, especialista em política internacional, explicou aqui no Estadão como o Brexit venceu apesar de seis em cada dez pessoas de Londres terem votado a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia:

'Nas grandes cidades o apelo de populistas, sejam eles de esquerda ou de direita, é bem menor do que no interior. Um britânico que vive na fronteira da Inglaterra com o País de Gales tem uma convivência menor com imigrantes. Possui naturalmente mais medo do diferente, sente uma certa nostalgia pelo passado. Já alguém que vive em North London tem na sua roda de amigos italianos, brasileiros, belgas, egípcios e israelenses. Convive e gosta deste multiculturalismo liberal. Seu chefe no banco pode ser um espanhol. Seu subalterno um escocês. Todos falam inglês, gostam de futebol, planejam férias na Croácia e veem Game of Thrones', explica Guga.

Para o setor de turismo, algumas mudanças também podem ser vistas. Segundo uma matéria publicada no site da revista americana Condé Naste Traveler, estes são os efeitos que os viajantes poderão sentir após o Brexit:

O preço das passagens aéreas deve aumentar
Companhias aéreas da Europa como Ryanair e easyJet chamadas de low cost (baixo custo) por não cobrarem uma série de taxas que outras companhias regulares costumam cobrar, conseguiram fazer com que voar para o Reino Unidos de várias partes da Europa ficasse mais barato do que nunca. Atualmente, existe o acordo “Open Skies” que permite mais rotas e menores preços entre a UE e seus países-membros. Agora que o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia, é provável que novos acordos aéreos tenham que ser negociados. Isso significa que os preços para o Reino Unido podem aumentar.

O serviço de turismo pode piorar no Reino Unido
A Condé Naste Traveler reporta que 70% dos empregos no setor de viagem e turismo em Londres são dependentes de imigrantes. Como uma das propostas do Brexit é fazer uma reforma na política de imigração e conter o número de imigrantes que chegam no Reino Unido, é possível que o setor de viagem e turismo passe a trabalhar com menos funcionários. Estima-se que 63 mil empregos sejam perdidos.


Irlanda do Norte - Crédito: Viaje Aqui Abril
Mas o valor da libra também pode cair
Sempre foi mais caro para os brasileiros viajarem para o Reino Unido pelo valor da libra. Essa situação vai continuar, mas pode ficar um pouco melhor. Assim que foi anunciada a saída da UE, o valor da libra caiu no mercado.

O número de turistas no Reino Unido pode cair
Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo e, mesmo fora da capital, as cidadezinhas recebem turistas do mundo todo. Mas conforme relata a Condé Naste Traveler, o entusiasmo dos turistas para visitar o Reino Unido deve diminuir com o Brexit: um terço dos viajantes da Alemanha, Itália e Espanha – e um quarto da França – disseram que estariam menos dispostos a viajar para o Reino Unido depois da saída; 10% dos viajantes do Canadá e 12% dos americanos disseram o mesmo.


Jornal Zero Hora

Como a saída do Reino Unido da UE afeta os brasileiros 

Jaqueline Sordi

A vitória do Brexit no referendo realizado na quinta-feira tem impacto não só em europeus, mas também em cidadãos de outros continentes que vivem ou desejam visitar o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Ainda que as mudanças não sejam imediatas, regras de imigração devem ser modificadas ao longo dos próximos anos para cidadãos da União Europeia. Mas, e o que muda para os brasileiros? Zero Hora conversou com especialistas para esclarecer as principais dúvidas.

Estou com viagem de turismo marcada para o Reino Unido. O que muda?
Não muda nada para o ingresso de turistas brasileiros no Reino Unido. Conforme explica o consultor de imigração da Associação Brasileira no Reino Unido (Abras), Ricardo Zagotto, até hoje existiam duas regras de imigração no país: a regra britânica, de 1971 — a que os turistas brasileiros estão sujeitos —. e a regulamentação europeia, de 2006. Esta segunda, que decretava a livre circulação para todos os membros do bloco, é a que sofrerá mudanças. Aos brasileiros que chegam no país como turistas, o processo continua o mesmo: não é necessário pedir o visto com antecedência, mas a pessoa passa por uma triagem no aeroporto para receber a permissão de entrada, que tem validade de 6 meses.


Escócia - Crédito: Encontre sua Viagem
O que muda para os brasileiros que estão vivendo no Reino Unido com visto de trabalho ou estudo?
Para quem já está no Reino Unido com visto gerido pela legislação britânica — com visto de estudo, trabalho ou cônjuges de britânicos, não haverá mudanças imediatas. A longo prazo, é possível que ocorram algumas modificações, mas ainda não se sabem quais.

E para aqueles brasileiros que desejam estudar no país?
As mudanças também não afetarão diretamente os brasileiros que querem estudar no Reino Unido, já que o processo de obtenção de visto segue sendo feito pela regulamentação britânica, que não foi modificada com a decisão da última quinta-feira.

Muitos brasileiros têm livre circulação no Reino Unido por possuir também um passaporte europeu. Isso vai mudar?
Sim. Até agora, o brasileiro com cidadania europeia cruzava a fronteira ao gosto dele. Se quisesse morar, trabalhar, estava sempre legal no país. Agora, essa condição deixa de existir, afirma Zagotto. Assim como os demais europeus, os brasileiros com cidadania europeia vão precisar de permissão para tudo. Ainda não se sabe como isso ocorrerá, mas as regras devem ser definidas nos próximos meses.

E o que muda para os brasileiros que estão buscando um visto de permanência no país?
A principal mudança será para os brasileiros que possuem passaporte europeu. Isso porque uma das formas mais fáceis de pedir a residência definitiva no Reino Unido era através das normas da União Europeia. Conforme a advogada Livia Suassuna, diretora do escritório MartinsCosta Immigration/Duncan Lewis Solicitors, esta norma permitia aos cidadãos europeus, juntamente com seus dependentes (filhos, esposo(a), etc) que já morassem no país há mais de 5 anos a pedir a permanência. Agora, essa via provavelmente será modificada, e os processos tanto para brasileiros como para europeus só poderão ser feitos pela regulamentação britânica, que é mais rígida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário