quarta-feira, 5 de junho de 2019

Você é um turista sustentável?

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente! A data foi estipulada em 1972 pela ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (também conhecida como Conferência de Estocolmo).

O objetivo principal deste dia é chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais, em todos os segmentos, seja pela população, indústria, etc.

Mas e você, turista, o que tem feito para colaborar (ou não) com o ecossistema? Enchemos nossos olhos com as belezas naturais do mundo, mas o que estamos deixando por este caminho? Para refletir um pouco sobre o assunto, compartilho com você o texto do Instituto Akatu (uma ONG que atua na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente) com 10 dicas para praticar um turismo sustentável.



Dicas para ser um viajante que deixa (e leva) boas lembranças
Instituto Akatu
26/09/2017

Quando você viaja, qual é o impacto que você deixa no lugar que visitou? O consumidor consciente procura deixar sempre um impacto positivo na comunidade local e na natureza dos destinos onde esteve.

O turismo possibilita movimentar a economia de uma região, já que os visitantes se hospedam, se alimentam, fazem alguma atividade de lazer ou negócios – enfim, consomem produtos e serviços.

[2017 foi o] ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Governo, empresas e sociedade devem se empenhar para que as atividades turísticas promovam a valorização cultural e a diversidade, além de reduzir a pobreza e o desemprego.

Veja as nossas dicas de turismo consciente e aproveite o seu destino sem prejudicar a região visitada:

- Respeite a cultura e as comunidades locais

Mais do que conhecer um destino e suas belezas, você pode ter o prazer de conhecer as pessoas que moram lá. Respeite sempre a cultura regional – aproveite para conhecer as diferenças e ouvir histórias que poderão ser lembradas quando você voltar para casa. Procure um guia local ou o ponto de turismo para se informar sobre as atrações e valorize o patrimônio regional.

- Prefira os alimentos e pratos da época e regionais

Quando o visitante escolhe alimentos da região que visita, e da época, está optando por um consumo com menos impacto, já que são exigidos menos recursos como agroquímicos em sua produção e eles são transportados por distâncias mais curtas, emitindo menos gases de efeito estufa. Esses alimentos regionais geralmente são ingredientes dos pratos típicos da região, que são uma aventura para o paladar dos visitantes.

- Atenção na hora de comprar as lembrancinhas

Neste pequeno gesto de consumo, de comprar um objeto como lembrança, o turista consciente pode valorizar o trabalho de artesãos locais, que mantêm a cultura regional viva e usam o dinheiro em benefício de suas famílias. Por outro lado, fique atento ao material usado e não compre um souvenir que possa ter causado dano à natureza, como a destruição de recifes de corais, importantes para o equilíbrio da vida marítima, por exemplo.

- Não deixe nada no caminho

Atenção aos resíduos que você gera quando visita um local – eles são de sua responsabilidade. Sempre destine corretamente e, de preferência, separe aqueles que podem ser reciclados. Se estiver em uma trilha, praia ou outro lugar onde não houver coleta de lixo, leve um saquinho para carregar os seus resíduos e destiná-los a um local correto, sem poluir o meio ambiente – se possível, ajude a recolher o lixo que descartaram inadequadamente.

- Não retire nada no caminho

Ao fazer passeios em áreas ambientais, não recolha plantas e animais, pois isso pode prejudicar o ecossistema. A melhor recordação que você pode ter é uma linda foto, além de boas histórias para contar.

Projeto de Preservação da Vida Marinha
- Evite o descartável

Procure levar com você o seu recipiente reutilizável para beber água ao invés de comprar água em garrafas plásticas. Leve consigo também uma sacola durável para evitar o consumo das descartáveis quando fizer compras.

- Mala na medida certa

Na hora de preparar a mala, seja seletivo. Você não precisa levar sua casa inteira com você. Escolha roupas versáteis, que combinem facilmente entre si e sirvam para diversas situações. Isso facilita o deslocamento e pode ajudar a diminuir os gastos com transporte e com energia na lavagem.

- Sem desperdício de água ou energia

Não desperdice água ou energia no hotel, pousada ou outro local onde estiver hospedado. Lembre-se que a água é um bem precioso e que a produção de energia sempre tem um impacto no meio ambiente. Evitar a troca desnecessária de roupa de cama e toalhas também ajuda a não desperdiçar água e energia. Ao sair do ambiente, não esqueça de desligar a luz e o ar condicionado, e de tirar os equipamentos da tomada.

- Desloque-se com consciência

Sempre que possível, tente fazer os seus passeios a pé ou de bicicleta, pois desta forma não há emissões de gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas – além de ser um exercício físico agradável. Planeje o roteiro de viagem de forma a não gastar combustível à toa. Deixe os veículos motorizados para trechos mais longos, dando preferência ao transporte público sempre que possível.

- Não se esqueça de valorizar as belezas locais

Uma viagem internacional é algo muito especial, mas não tira o valor de descobrir a beleza natural e a riqueza da cultura do nosso próprio país, estado e até mesmo da nossa cidade. Uma busca simples na internet com certeza revelará locais próximos que merecem ser visitados, reduzindo muito o impacto ambiental do passeio, e permitindo incentivar o turismo local e o desenvolvimento da economia local. Sem contar que pesa menos no bolso!



Veja mais algumas dicas do jornal O Globo e dos portais Medium e Collabtour:



- Escolhendo o destino: o excesso de turistas pode gerar problemas aos moradores, procure destinos menos lotados ou viaje na baixa temporada.

- Cultura: aprenda algumas frases na cultura local e procure conhecer suas tradições e história. Valorize o patrimônio local.

- CO2: dê preferência a voos diretos e hospedagens próximas aos pontos turísticos. Ande de transporte público, mas opte por andar a pé ou de bicicleta sempre que possível.

- Animais: não faça passeios com animais selvagens e não compre produtos feitos de animais e plantas em extinção. Não leve parte da natureza como souvenir.

- Animais II: visite uma reserva de preservação ou santuário de proteção animal. Além da diversão e do aprendizado, é uma forma de apoio.


Boa viagem, de forma sustentável, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário