quinta-feira, 14 de junho de 2018

Bern – Suíça

Nosso destino de hoje é Bern (ou Berna, em português), ali fica na Suíça! Ela é uma cidade encantadora e que COM CERTEZA vale a sua visita!

E, para a surpresa de alguns, ela é a capital do país, e não Zurique! Pois é! (Oficialmente, Bern é o distrito federal da Suíça.)

A língua oficial de Bern é o alemão, diferente de Genebra, que fala francês, apesar de estar no mesmo país.

O nome da cidade está em sintonia com a bandeira; um urso! Inclusive, o criador do chocolate Toblerone era de Bern, e escondeu o símbolo da sua cidade no logo do seu produto. Consegue ver um ursinho de pé na montanha?


Origem: Diz a lenda que o fundador da cidade – Berchtold V, Duque de Zähringen – prometeu dar o nome do primeiro animal que encontrasse quando saiu para caçar no local, e acabou sendo um urso. Não sei se é verdade, mas o símbolo está presente em todos os lados da cidade.

Transporte: Bern não é muito grande, e seu centro antigo fica dentro de um “bolsão” contornado pelo rio Aar. Partindo da estação central de treans até o rio são apenas 1,6 km; ou seja, dá pra visitar os principais pontos da cidade a pé. Mas, a cidade é abastecida por diversos ônibus e trans e muitos hotéis disponibilizam tickets de transporte gratuitos para o período da sua estadia – vale conferir no seu hotel!


Ficamos um dia e meio em Bern e conseguimos visitar as principais atrações. Começamos nosso passeio pelo Palácio Federal e pela praça do Palácio (onde, supostamente, estaria escondido todo o ouro de Bern...). Atrás dele há uma plataforma com vista para o belíssimo rio verde-água, que tem esta cor pela neve descongelada que desce das montanhas.


Um pouco mais adiante fica o parque MünsterPlattform, a verdadeira plataforma coberta com árvores e bancos para você descansar e apreciar a linda vista. Não deixe de visitar. Se você quiser, pode descer até as margens pelo elevador ou pela escadaria na lateral do parque.


Continuando o nosso caminho, do lado do parque-plataforma fica a Catedral de Bern. A igreja começou a ser construída em 1421 e, após algumas interrupções, foi finalizada em 1588, com 100 metros de altura. Ela é toda trabalhada, por dentro e por fora, por isso separe algum tempo para conhecê-la e descobrir seus desenhos.


Pelo lado de dentro é possível subir até o topo para ter uma vista da cidade - é claro que nós fomos, né! Mas a subida é toda de escada, então vá preparado. (A vista compensa todo o esforço.)


Outro ponto famoso de Bern é o Zeitglockenturm, ou Torre do Relógio, que foi um dos primeiros portões da cidade e fazia parte dos seus limites. No alto da torre fica um relógio com calendário astronômico, construído em 1530. A torre do relógio teria ajudado Albert Einstein quando elaborava a teoria da relatividade.

Estava em reforma durante a nossa visita =(

Falando nele, Albert Einstein é super querido na cidade, uma vez que morou e trabalhou lá (os moradores dizem que foi em Bern que ele teve seu auge na carreira e onde começou a desenvolver seus principais trabalhos). Ele é tão estimado que há até um Museu com seu nome – a casa onde o físico alemão teria morado, de 1903 a 1905.


Prosseguindo até a curva do rio, nos limites da cidade inicial, fica o Bärengraben; sim, o parque dos ursos! Eu falei que eles estavam presente em todos os lados da cidade rs. De cima da ponte você pode vê-los dormir e brincar (na foto abaixo). Quando visitamos, havia 3 ursinhos por ali: o pai, a mãe e a filha.


Atravessando por uma passagem subterrânea, eles chegam ao outro lado do parque, com piscina e um espaço para se exercitarem. Se você der sorte, vai conseguir uma sessão de fotos da família ursolina. 💗 Não é preciso pagar nada pelo passeio.


E, para fechar o roteiro do dia, há 500 metros do parque dos ursos está o Jardim das Rosas (Bern RosenGarten). Não apenas com rosas, mas cheio de outras flores, o parque também tem espaço para passear e descansar. Mas o que mais chama a atenção é a vista da cidade, pelo outro lado do rio. Vale a subida.


Agora se liga nessas duas dicas...

#DICA1: Se você quiser ostentar um pouquinho mais, pode ir jantar no Kornhauskeller. O espaço, que fica no subterrâneo, era antigamente um celeiro de grãos. Foi reformado e hoje é um famoso restaurante. Com abóbodas desenhadas, você pode desfrutar de uma deliciosa refeição típica ou apenas fazer uma visitinha para conhecê-lo!




#DICA2: Durante nossa visita em Bern, decidimos separar algumas horinhas para fazer um Free Walking Tour. Confesso que essa foi minha primeira vez, e foi muito legal! Algumas curiosidades que você leu aqui hoje vieram do tour. São 3 roteiros, todos falados em inglês e você pode saber mais informações sobre datas e horários direto no site Free Walking Tours Bern.

Boa viagem!! Até a próxima.


Se quiser saber mais sobre a Suíça, veja o post sobre Zurique e Genebra, no Hobby Do Dia.

2 comentários:

  1. Parabéns, bem objetivo e nos orienta para buscarmos mais informações sobre os lugares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elizabeth! Se quiser mais dicas, é só mandar um alô! =)

      Excluir