quinta-feira, 5 de abril de 2018

Países e vistos – Inspiração do Dia

Hoje vamos falar de algo que sempre surge nas nossas cabeças quando pensamos em viajar para fora do Brasil. Afinal, precisa de visto?

Nem preciso falar que a resposta varia demais da conta. Alguns países nós já sabemos de cor, mas sobre alguns outros, corremos o risco de esquecer – e nos darmos mal depois...

Hoje você vai encontrar abaixo alguns pequenos textos que resumem e explicam as principais dúvidas! Apenas lembrando, como estamos falando de férias, se trata de um período curto de até 30 dias, inicialmente sem autorização para trabalho ou estudo. A partir disso, cheque informações adicionais!

Boa reflexão!


PASSAPORTE FORTE

Exame.com
Os passaportes mais poderosos do mundo em 2018
13 de Janeiro de 2018 - Vanessa Barbosa


Frankfurt, na Alemanha
São Paulo – Para muitas pessoas, o passaporte abre as portas do mundo, mas para outras pode ser um empecilho ao sonho de viajar.

Todos os anos, a consultoria Henley & Partners divulga o seu Índice de Restrições de Vistos (“Visa Restrictions Index”), que lista os países cujos passaportes dão acesso a mais destinos sem necessidade do visto. 

A Alemanha ocupa o 1º lugar do ranking global pelo quinto ano consecutivo, com seus cidadãos desfrutando de acesso sem visto a 177 países no total, em relação a 176 países em 2017.

Pelo segundo ano consecutivo, o Paquistão, a Síria, o Iraque e o Afeganistão ocupam as piores posições no índice,  incapazes de  acessar mais de 30 países sem a necessidade de visto.

O passaporte do Brasil empata com o da Argentina, dando  acesso a 158 países, na 18ª colocação. 



PAÍSES MAIS PROCURADOS

A partir daí já sabemos que existem 158 países para os quais nós, brasileiros, podemos viajar sem precisar de visto! Sucesso!  Mas quais são eles? Pensando nos destinos mais procurados, vamos ver como fica a questão do visto:


    NY, Estados Unidos
  • Estados Unidos:
Sim, precisa de visto e você pode consegui-lo seguindo as instruções no site da Embaixada, com visita ao CASV (centro de atendimento) e entrevista no consulado, se necessário.

Hoje, o visto para turista custa US$ 160,00 e tem validade de 10 anos.

  • Canadá:
Até o momento, ainda precisa de visto sim, mas o processo é rápido e pode ser todo feito pelo correio.

Mas há uma novidade aí, de acordo com o site do Governo Brasileiro, a partir de maio de 2017, “cidadãos brasileiros que tiveram visto canadense emitido nos últimos 10 anos, ou visto americano de não imigrante válido, poderão entrar em território canadense sem necessidade de nova autorização. No lugar do visto, os brasileiros poderão solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). O processo de solicitação é simples, de baixo custo e leva apenas minutos para ser concluído.  A autorização é válida por até cinco anos e permite várias viagens por curtos períodos para fins de turismo, negócios, intercâmbio de até seis meses ou trânsito por aeroporto canadense. A maioria dos casos é aprovada em minutos”.

  • Europa:
Paris, França
Para os países que fazem parte do Acordo de Schengen, o visto é concedido na entrada da zona, por até 90 dias. Para passar mais tempo do que isso, é preciso verificar a solicitação de visto no país que você pretende ficar. O Espaço de Schengen é definido como área de livre circulação de pessoas dentro da União Europeia (que é o bloco econômico e político) e é composta pelos países que aderiram a UE e mais alguns como: Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Nestes países você pode circular livremente, sem controle de fronteira. São eles:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça

Vale destacar que alguns paises pertencetes à União Europeia não fazem parte do Acordo de Schengen, e ainda controlam suas fronteiras, como é o caso do Reino Unido, Irlanda, Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre.

**Atualização - Julho de 2018
A partir de 2021, os brasileiros precisarão de uma autorização de viagem para entrar no países da União Européia. Ela poderá ser preenchida online e o tempo de aprovação será de até 4 semanas.

  • América do Sul:
Neste ponto, temos uma facilidade grande para os países que fazem parte do Mercosul, veja abaixo:


Época Negócios
Os países para onde brasileiros podem viajar sem passaporte
10 de julho de 2017 - Edson Caldas

Buenos Aires, Argentina
Se você está escolhendo o destino para suas próximas férias, mas não quer passar pela burocracia de tirar ou renovar seu passaporte e vistos, saiba que existem países onde o único documento necessário para a entrada de brasileiros é a carteira de identidade. São poucos. Mas neles, você não terá problemas para entrar se o seu passaporte estiver vencido ou se nunca tiver sequer tido um passaporte — o mais tradicional documento de quem viaja para fora.

Vale tanto para todos os países que fazem parte do Mercosul como para os que têm acordos com as nações do bloco. (...) Contudo, mesmo nos destinos que não exigem passaporte, fique atento. Serão exigidos documentos de identidade recentes, com fotos que não deixem dúvida de que aquela pessoa é mesmo você, e que estejam em bom estado de conservação. 

Veja aqui a lista completa de países para os quais você pode viajar só com o RG:
Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela



COMO TIRAR O VISTO

Este tópico varia de acordo com cada país, mas os passos são mais ou menos similares. Se você não sabe por onde começar, confira aqui:

Queenstown, Nova Zelândia
- Buscar a informação no site do governo do país que você pretende viajar ou na sua embaixada no Brasil (procure uma fonte oficial).
- Normalmente é preciso preencher uma solicitação padrão de visto, disponibilizada nos sites, informando motivo e data da viagem.
- Junto com a solicitação será necessário separar alguns documentos como: foto, documento de identidade, passaporte com validade de pelo menos 6 meses a partir da data da viagem, comprovante financeiro para arcar com a viagem (Balanço do banco ou carta comprobatória de quem for pagar por ela), Imposto de Renda, entre outros. 
Obs: para alguns países é necessário disponibilizar também a confirmação de hotel e passagem – se este for o seu caso, opte pela opção com cancelamento (ex: Booking).
- Como nada é de graça, será preciso pagar taxa (pode ser antes, ou na hora da solicitação).
- Depois será preciso entregar ou enviar os documentos e, dependendo da política do país, agendar ou não uma entrevista no consulado – onde você será questionado sobre o motivo da viagem (turismo!), pagamentos, e algumas confirmações de que você não se tornará um imigrante ilegal.

Hoje, com toda a globalização, está muito mais fácil tirar visto do que antigamente. Mas, o seguro morreu de velho, então leve todos os documentos possíveis e preencha tudo da melhor maneira para não precisar fazer o processo mais de uma vez.



VISTOS EXIGIDOS

Veja abaixo a lista de países que exigem visto para brasileiros, em ordem alfabética, de acordo com o Itamaraty:

Toronto, Canadá
Afeganistão, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Barbados, Bahrein, Benin, Brunei, Burkina Faso, Burundi, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Canadá, Catar, Chade, China, Chipre, Comores, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eritreia, Estados Unidos, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiana Francesa, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Iêmen, Ilhas Cook, Ilhas Kiribati, Ilhas Marianas,  Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, Ilhas Salomão, Índia, Irã, Iraque, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Moldova, Myanmar, Nepal, Níger, Nigéria, Omã, Papua-Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Quirguistão, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tadjiquistão, Taiwan, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Turcomenistão, Uganda, Uzbequistão, Vanuatu, Vietnã, Zâmbia e Zimbábue.


Depois de acertar seu visto, veja como organizar sua viagem, como escolher um hotel, o que levar na mala para cada estação, quais os melhores aplicativos para te ajudar na viagem e, claro, algumas dicas para juntar uma graninha.

Boa viagem e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário