quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Milão – Itália

Hoje, para fechar nosso roteiro pela Itália (por enquanto), vamos conhecer a famosíssima não-capital da Itália, mas capital mundial da moda, Milão! Sim, se você gosta de compras, design, tendências, este é o seu lugar! Mas, se você não curte nada disso, também há muitas outras coisas para ver e pontos turísticos incríveis para conhecer.

A cidade é bem antiga – há registros dos celtas em 400 A.C! – e bem grande, já que é a segunda maior cidade italiana; com 1,3 milhão de habitantes, ela é mais ou menos do tamanho de Guarulhos (SP). Deixo abaixo, na minha opinião, os 5 principais pontos turísticos que merecem sua visita!

Considerada uma das cidades mais influentes no mundo da moda, você irá encontrar a maioria das grandes marcas italianas: Prada, Armanim Versace, Gucci... o céu é o limite (o mesmo para os preços). Como eu não sou especialista nesta área, deixo aqui um link com sugestões de lojas e locais para fazer umas compritchas - Milão nas Mãos. Mas, nem tudo precisa custar caro! Neste outro link - Guia de Milão - você vai encontrar sugestões de lojas e lugares baratex.


1. Galleria Vittorio Emanuele II

Já que estamos falando tanto de compras, seja para gastar alguns euros ou só para admirar, visite a Galleria Vittorio Emanuelle II! Ela é o shopping mais antigo da Itália e tem dentro um hotel 5 estrelas. Começou a ser construída em 1865, durante a Belle Époque (lembra das aulas de história?). Mas, apesar de todas as marcas chiquérrimas, o que encanta mesmo é sua arquitetura. Feita em forma de cruz, tem 47 metros de altura e seu piso é todo montado com mosaicos, formando brasões e outras imagens, inclusive a de um touro, que ficou famoso por ser o “touro da fertilidade”. Diz a lenda que se você pisar com o calcanhar direito em cima das “partes de baixo” do touro e der 3 giros, vai ter muita sorte e dinheiro. No entanto, o ritual tem data e hora: dia 31 de dezembro, à meia noite. Independente disso, qualquer dia e hora que você passar por lá vai encontrar pessoas dando piruetas em cima do coitado. 



*Fonte: Google


2. Duomo di Milano 

A Catedral de Milão é, com certeza, o ponto mais famoso da cidade, e não é por menos. Com 157 metros de comprimento, 109 metros de largura e 107 metros de altura, ela é gigante. Sua construção começou em 1386 e levou 500 anos para ser completamente finalizada. Além dos incontáveis diferentes vitrais, ela tem - PREPARE-SE - mais de MIL E OITOCENTAS estátuas (informação da própria igreja)! Bom, não preciso falar que você pode passar dias sentado admirando e descobrindo detalhes da catedral. A entrada para o Museu, Catedral e Cripta custa 3 euros. Mas você também pode subir até o terraço, seja pelas escadas (9 euros) ou pelo elevador (13 euros). Lembre-se que TODOS os turistas da cidade também vão querer ver a Catedral, então se prepare para filas e, se conseguir, reserve seu ticket antecipadamente pelo site.





3. Castello Sforzesco 

Pra variar, mais um lindo castelo. Este foi construído no século 15 e depois foi ampliado, então tem mais cara de “Forte” do que de castelo de princesa. Hoje ele abriga os museus cívicos, ou seja, tem uma série de museus e arquivos dentro dele (14 no total), no entanto, é um ticket só que dá entrada a todas as áreas. Você pode optar por visitar os museus ou apenas passear pelo exterior do castelo, que tem uma linda fonte na entrada - já vale a visita!





4. Arco Della Pace


Continuando após o castelo, você encontrará o Parque Sempione, um grande espaço verde que seguia o estilo dos jardins ingleses. Ele começou como bosque particular da família Visconti, onde os duques iam caçar. Hoje, menor, tem 47 hectares com lagos, fontes, o Aquário de Milão, Teatro, a Biblioteca Municipal, e até uma arena de futebol. No final do parque fica o Arco della Pace. Inicialmente, ele começou a ser construído em 1806 para comemorar a chegada do vice-rei da Itália e sua esposa. No ano seguinte, os trabalhos foram alterados para que o monumento homenageasse as vitórias de Napoleão, mas a continuação foi interrompida. Só em 1826 o imperador Franz da Áustria retomou a construção, mas que serviria para celebrar a paz. Finalmente, ele foi inaugurado em 1838.


*Fonte: Google
*Fonte: Google


5. A última ceia

Este último ponto é especial. Em Milão, um pouco escondido, fica o famoso quadro de Leonardo da Vinci, “A Última Ceia”, de Jesus com os discípulos, pintado entre 1495 e 1498. A tela original está dentro do Convento Santa Maria delle Grazie e é possível visitá-la. No entanto, o passeio é bastante disputado, e é feito de uma forma um pouco peculiar... Cada grupo de 25 a 30 pessoas é permitido ficar na sala da obra por 15 minutos apenas. Lembre-se de comprar sua entrada antecipada (visite o site do local) e aproveite o passeio!

*Fonte: Google
*Fonte: Google
*Fonte: Google

E claro, quando em Milão, não deixe de experimentar estes dois prato: risoto alla milanese (amarelinho, feio com açafrão) e a cotoletta alla milanesa (o nosso bife)!

Buon appetito!

2 comentários:

  1. AMAMOS a Itália, nós fizemos todos esses passeios. AMAMmos o Risotto a milanesa de Milão, não tem igual, gostamos dos valores tbm! Achei a comida barata.

    ResponderExcluir