quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Oktoberfest em Munique: os bastidores


Todo mundo já ouviu falar da Oktoberfest, seja a de Blumenau, Petrópolis e até a do Canadá (!!!), mas a oficial mesmo é daqui da Alemanha, em Munique.

Este ano, pela primeira vez, participamos da grande festa, no dia de abertura, e vou contar para vocês como foi, inclusive as informações que recebemos de pessoas locais que nunca íamos imaginar...

Como começou: em 1810, foi organizada uma corrida de cavalos para celebrar o casamento do Rei Ludwig I com a Princesa Teresa da Saxônia. A festa foi realizada em um parque, chamado de Theresienwiese (Gramado de Teresa) e todos os moradores de Munique foram convidados! O evento fez tanto sucesso que foi marcada uma nova festa para o próximo ano e assim começou a tradição. A cerveja – que era proibida no começo – só foi incluída na Oktoberfest em 1819, quando as corridas de cavalos foram substituídas por vendedores de cerveja.

A data: começou em outubro, mas ao longo dos anos foi adiantada para o meio de setembro, para que as pessoas pudessem aproveitar melhor o clima (se bem que esse ano pegamos uma super chuva no dia de abertura...). Em 2017 o festival vai de 16 de setembro até 3 de outubro. Para o ano que vem o evento está previsto de 22 de setembro a 7 de outubro.

Roupas típicas: praticamente todo mundo se veste a caráter. O dirndl (vestidinho com avental) e o lederhose (calça de couro masculina com o suspensório) são os trajes típicos germânicos – e por ser algo famoso na região, todo alemão tem o seu. Não é obrigatório usar, vimos gente sem, mas perde um pouco da graça kkk. Vende em qualquer lugar aqui na Alemanha, até na C&A! Quanto ao preço, o céu é o limite, você pode pagar 20 euros ou 2 mil euros, be my guest.

Ah, e as roupas têm significados diferentes! O laço do avental, por exemplo, se estiver do lado direito significa que a moça é casada e, se estiver do lado esquerdo, solteira!

O primeiro dia: nos programamos para ir no dia de abertura da festa, que tem toda uma cerimônia. Ao meio dia em ponto, o prefeito faz a abertura do primeiro barril de cerveja e, só a partir daí é liberada a venda de bebida alcoólica. Com direito até à banda e marchinha.

Foto: Divulgação
Não é só a festa da cerveja: apesar de ser tradicionalmente conhecida por isso, ela também é uma festa da família. Há vários brinquedos, como roda gigante e montanha russa, além de várias crianças na festa – elas podem ficar nas tendas até às 20h. 

Inclusive, durante a semana, existe o “Dia da Família”, em que os brinquedos e comidas são mais baratos - vale pesquisar.

Chegue cedo: para entrar no parque e nas tendas não precisa pagar nada, mas a disputa pelas mesas é grande, então, chegue bem cedo! Chegamos na fila do parque às 8h, o portão abriu às 9h e, nesse momento, foi uma correria meio maluca das pessoas para as tendas preferidas. Conseguimos entrar de forma sossegada até e pegar uma mesa – estávamos em 6 pessoas. No entanto, conforme a hora do almoço foi se aproximando, as mesas lotaram e não tinham mais lugares disponíveis.

E o que fazer das 9h às 12h? Bom, com exceção da cerveja, as demais comidas e bebidas já estão liberadas. Sobre entretenimento, vimos vários alemães já preparados que levaram baralho e outros jogos kkk. Outra coisa, tem hora de começo e fim: as tendas abrem entre 9h e 10h da manhã e fecham meia-noite – as cervejas são servidas até às 22h30.

As barracas: dentro do parque você vai encontrar 13 grandes tendas. São elas que abrigam a maioria das pessoas. Mas ainda existem cerca de 20 pequenas tendas. Cada uma vende a cerveja da sua marca e, no geral, as tendas são bem similares. O que pode mudar um pouco é o público: algumas são bem tradicionais e atraem mais alemães, outras são mais específicas pra o público mais jovem, e por aí vai... Mas só descobrimos isso depois que estávamos em uma tenda rs. Escolhemos um das mais conhecidas, a Paulaner, e vimos uma grande mistura de alemães e turistas.

Mesas compartilhadas: conforme a hora do almoço vai se aproximando, os lugares nas mesas vão se esgotando – são bancos que cabem, em média, 8 pessoas por mesa. Só é possível comprar comida ou bebida se você estiver sentado, então prepare-se para dividir a mesa com alguém! Essa parte é até legal porque dá pra conhecer gente nova e, no nosso caso, descobrimos alguns macetes da festa. Também é possível reservar mesas de 10 lugares com antecedência. Não é nada barato mas o valor é convertido em consumação posteriormente. Nosso vizinho de mesa explicou que várias empresas mantêm suas reservas por anos para não perderem os lugares privilegiados.

Brindes: existe uma musiquinha bem conhecida por ali que é tocada a cada 20 MINUTOS: “Ein Prosit, ein Prosit Der Gemütlichkeit”, que seria algo como “um brinde, um brinde, ao nosso tempo juntos/à nossa convivência”... Nessa hora todo mundo levanta o copo e brinda. Sim, literalmente a cada 20 minutos a banda toca a música e as pessoas brindam suas canecas.



First big tip: já sabíamos que seria preciso levar dinheiro (em cash) para comprar as coisas na tenda. No entanto, estávamos nos programando pra dar o dinheiro certo (o litro da cerveja, por exemplo, custa € 10,45), até que nosso vizinho local explicou que as garçonetes, em um esquema já acertado, compram e “revendem” as comidas e bebidas. Elas não são contratadas das tendas, apenas trabalham como “freelancers”. Por isso, segundo ele, é bom dar uma gorjeta gorda no primeiro pedido, assim ela voltará pra te atender mais vezes.

#Desabafo: sim, tinha uma mesa preferida, e não, não era a nossa kkk.

Subir na mesa para virar o caneco: com o brinde a cada 20 minutos, muita gente se empolga e sobe na mesa pra tentar virar o caneco de 1 litro! Cada vez que alguém sobe, a tenda inteira se vira para assistir/torcer/vair o candidato da vez. Vai encarar? :O

Ainda sobre subir na mesa: de tarde, (talvez pelo efeito do álcool) as pessoas começam a se empolgar e, em um determinado momento, toda a tenda está dançando em cima dos bancos. Cuidado com a empolgação dos vizinhos, mas aproveite o momento para brincar e curtir a festa!

Reserve hotel com antecedência: começou a se planejar? Já reserve o hotel com bastante antecedência, pois os quartos ESGOTAM e o preço aumenta muito $$$. Aproveite e reserve um dia para conhecer a linda cidade de Munique. Além da festa, ela tem muitos lugares para ver e passeios para se fazer!

Ein prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário