Pensando nisso, hoje você vai ver aqui algumas dicas práticas para melhorar sua experiência e facilitar sua vida antes, durante e depois uma viagem de avião!
1. Leve uma garrafinha de água vazia: é proibido passar pelo raio X com líquidos, mas se a garrafa estiver vazia, não há problemas! Depois de atravessar a segurança, você poderá enchê-la novamente em qualquer bebedouro e levá-la pra dentro do avião.
2. Leve uma muda de roupas e coisas de valor na bagagem de mão: infelizmente eu já passei pela experiência de chegar ao destino e a mala despachada não chegar junto. #FAIL... Depois que o desespero passa, você começa a racionalizar coisas que deveria ter feito ou levado com você na bagagem de mão. O IMPORTANTE VAI NA PARTE DE CIMA DO AVIÃO, sempre!
3. Qual o melhor lugar no avião: na hora de marcar seu assento, dê preferência para a parte do meio da aeronave pois balança menos. Além disso, se você sentar lá no fundão, o serviço de comida demora a chegar, sem contar que uma das opções pode acabar. Outra consideração é que: ao sentar exatamente na frente ou atrás de um banheiro você vai ter que aguentar a fila de passageiros que sempre se forma e um cheiro, talvez, não dos melhores...
4. Ainda sobre assentos: em aviões maiores há um balcão de serviços no meio da aeronave (não só no começo ou final). Sentar atrás dele pode ser uma boa, já que o espaço para as pernas é maior!
5. Malas coloridas ou identificadas são melhores: se for despachar uma mala, lembre sempre de colocar algum diferencial, seja uma fitinha, placa de identificação ou algo que chame a atenção. Pela grande quantidade, malas pretas são mais difíceis de achar, seja na esteira rolante ou na hora de localizar uma bagagem extraviada.
6. Confira a quantidade e peso das bagagens para despachar: com as novas normas das companhias aéreas, verifique com a sua companhia a quantidade de malas e os pesos permitidos. Isso pode ser encontrado no site da companhia ou, normalmente, no momento de fazer o check in online.
7. Mala de mão também tem tamanho e peso limite: a mesma dica do item acima vale para a bagagem de mão. As companhias apresentam pequenas diferenças de uma para a outra. Menos da metade delas realmente checa a bagagem dos passageiros, mas é melhor prevenir do que descobrir que terá que pagar a mais para despachar em cima da hora!
8. Passe no banheiro antes de embarcar: mesmo se você não estiver com tanta vontade, sempre dê uma passadinha no banheiro do aeroporto antes de embarcar. Nunca se sabe quando um imprevisto vai acontecer e você vai ter que ficar um tempo a mais dentro do avião. Claro que o banheiro da aeronave vai estar disponível mas, novamente, incidentes acontecem e você não sabe como vai encontrá-lo...
9. Confira o portão de embarque um pouco antes do voo: na hora da sua aeronave estacionar, ela pode ter que mudar de portão. Pra não ficar plantado no lugar errado, nem arriscar perder o voo, dê uma olhada de tempos em tempos no telão pra confirmar a hora e o local em que você deve aguardar.
10. Leve fone de ouvido: normalmente as companhias que oferecem entretenimento à bordo oferecem um fone de ouvido masssss, já peguei voo em que para ter um fone “mequetreque” você precisava desembolsar alguns euros... Na dúvida, leve o seu consigo.
11. Se vista de forma confortável e leve um casaco: como você vai ficar horas sentado, vá com uma roupa em que se sinta bem. Além disso, aeronaves geralmente têm temperaturas mais frias por conta do ar-condicionado, tenha um casaco à mão, independente se for ganhar cobertorzinho ou não.
12. Confira seus documentos e os deixe em um lugar de fácil acesso: você vai precisar mostrar a passagem e o documento mais de uma vez, então tenha certeza de que está com tudo certo antes de sair de casa e os deixe em um lugar de fácil acesso na mochila ou bolsa.
13. Líquidos na bagagem de mão: é possível sim levar líquidos na bagagem de mão, desde que não ultrapassem 100 ml cada e em uma quantidade de até 1 litro total. Eles devem ser colocados em um saquinho transparente de fecho – estilo Ziploc – e retirados da mala na hora de passar pelo raio X.
14. Chiclete e descongestionante nasal: para o momento da decolagem e da aterrissagem, tenha com você um chiclete e um descongestionante nasal. Eles ajudam a evitar aquela sensação de pressão – e até dores – no ouvido. No caso de crianças, dê uma mamadeira ou chupeta.
15. Cheguei, e agora?: tenha uma ideia do que você vai fazer quando chegar, se vai pegar um ônibus, táxi, metrô, carona... Com um plano pré-estabelecido você já sabe o que procurar quando aterrissar e evitará (pelo menos um pouco) aquela fila que se forma para pegar um transporte.
E você? Também tem dicas pra compartilhar? Manda pra mim ou deixe um comentário aqui em baixo!
Até a próxima :)
*Fonte das Fotos: Google
Legal Amanda! Sempre faço tudo isso (exceto descongestionante), mas em vôos mais longos. a umidade baixa muito, então tb levo um potinho de hidratante para as mãos, um batom de cacau, e um hidratante para o nariz. :-)
ResponderExcluir