segunda-feira, 12 de junho de 2017

Berlim – Alemanha

E chegou a vez da capital da Alemanha, Berlim! A cidade é pura história e não tem como não ver/ler/conhecer mais sobre alguns eventos que marcaram a Alemanha: o Nazismo e a Guerra.

Mas, Berlim não é só tristeza. A cidade reconhece toda a história que aconteceu, e a Alemanha em si hoje encara isso como uma lição a ser seguida, e toma muito cuidado para que não se repita. Além dos tradicionais pontos como o Muro de Berlim e o Memorial dos Judeus, a cidade também tem um dos maiores e mais importantes Jardim Botânico da Europa, Zoológico, torres e muita coisa para se ver!
Abaixo listei os principais pontos turísticos para uma visitinha. Se prepare para caminhar bastante. E, quanto ao transporte público, existem muitas opções de caminhos e veículos. Uma dica é adquirir o cartão Visit Berlin, que dá acesso a todos os transportes, além de descontos em várias atrações; existem opções curtas para 48h e 72h , ou opções mais longas para 4, 5 ou 6 dias.


PONTOS TURÍSTICOS


Muro de Berlim:
Não deixe de conhecer! O muro que separava a Berlim Ocidental e Berlim Oriental foi construído depois da Guerra Fria, e existiu de 1961 a 1989! Hoje existe um memorial - Berlin Wall Memorial -  onde partes do muro podem ser vistas, junto com painéis de informações e demais dados sobre o período. Além do Memorial, existe também a East Side Gallery Berlin, uma grande galeria ao ar livre, com mais de 100 imagens coloridas pintadas diretamente no muro.



Portão de Bradenburgo:
O portão é a antiga porta de entrada da cidade. Assim como em Paris, é também um Arco do Triunfo. Ele tem doze colunas de estilo grego e no topo fica a estátua da deusa grega Irena, deusa a paz, puxada por cavalos. Belíssima vista durante o dia, mas principalmente à noite!



Memorial dos Judeus:
Pertinho do Portão está o Memorial to the Murdered Jews of Europe, também conhecido como Memorial do Holocausto. São 19 mil m² com mais de 2.700 blocos de concreto que variam de 0,2 m a 4,8 m de altura! De acordo com o arquiteto que o projetou (Peter Eisenman), "os blocos são desenhados para produzir intranquilidade", e realmente conseguem! Abaixo da obra, na parte subterrânea, fica um museu gratuito sobre o Holocausto.



Parlamento de Berlim:
O lindíssimo prédio do Parlamento também fica próximo ao Portão de Bradenburgo.  Ele foi inaugurado em 1894, no estilo neo-renascentista, e tem 137 metros de comprimento por 97 metros de largura! É possível visita-lo e subir até a cúpula, mas isso requer uma reserva antecipada que pode ser realizada direto pela internet. Mais informações no SITE



TierGarten
Atravessando o Portão de Bradenburgo, você entrará no TierGarten (significa parque do animais), que antigamente servia como local de caça para os reis. No centro dele existe uma praça com o Siegessäule, ou Obelisco da Vitória, uma grande estátua construída em 1873 para comemorar a vitória da Prússia sobre a Áustria, Dinamarca e França.



Torre de TV:
Outra opção para um dia de sol é a Fernsehturm. A torre de TV de Berlim tem um mirante com 360º, além de um restaurante nas alturas. O preço para adultos é de € 8,50, e lá dentro há uma explicação e direção dos principais pontos da cidade. Ela foi construída 1960, dentro dos limites da Alemanha Oriental, como demonstração de força e eficiência no sistema socialista. 



Jardim Botânico:
Como comentei acima, o Botanischer Garten é um dos principais da Europa, tem 43 hectares e 22 mil espécies de plantas! O Museu de Botânica também fica ali dentro, junto com estufas e diversos jardins. Aproveite para vistá-lo, principalmente na primeva e verão! 
Outra opção, principalmente para crianças, é o Zoo de Berlim, que tem mais de 15 mil animais!



Topography of Terror
O Topography of Terror é um museu "outdoor e indoor", onde antigamente era a seda da Gestapo e da SS, durante o regime Nazista (1933 - 1945). Para quem gosta de história, tem muuuita informação disponível ali! Mas vá preparado pois essa parte da história não é fácil de digerir... 



Ilha dos Museus:
Ali no centro de Berlim fica a Ilha dos Museus (super acessível, seja à pé ou de transporte), com 5 grandes museus. Como o tempo era curto, escolhemos dois museus para visitar: o Neues Museum, ali na ilha, e o Deutsches Historisches Museum, ali do ladinho.


O Neues Museum tem muito muito material histórico, principalmente do Egito. É nele que fica o famoso busto de Nefertiti! Já o Deutsches Historisches Museum conta a história do país, sem deixar de passar pelo Nazismo e pelas Guerras. Os dois são muito interessantes e valem a visita! 

Além disso, você ainda pode conhecer os outros museus, a Catedral de Berlim, o Palácio Charlottenburg, o Planetário, praças, parques e muito mais! Aproveite Berlim!

Boa viagem, ou “Gute Reise”, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário