quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Stuttgart – Alemanha


Schlossplatz e Palácio Novo
Uma das facilidades da Europa que todo mundo aponta é sobre viajar! Os países são bem próximo (considerando a nossa realidade brasileira rs), as cidades então, nem se fala. Assim, fizemos nossa primeira viagem, dentro da Alemanha, para Stuttgart.

Saindo do estado de Hessen (onde fica Frankfurt Am Main), entramos em Baden-Württemberg. Stuttgart tem 623 mil habitantes e fica a 200 km de Frankfurt.

Autobahn!!
Para alegria de uns e tristeza de outros, para chegar lá usamos a Autobahn – estradas que não tem limite de velocidade! Sim! Apesar de um pouco assustadoras, elas são bem organizadas, com boa estrutura, e os motoristas aqui são bem responsáveis – até porque quando ocorre um acidente em uma Autobahn, não é pouca coisa. Sem contar que os carros são de um nível melhor, o que garante mais estabilidade a uma velocidade maior... Mas ainda assim é um pouco desesperador kkk.

Fizemos uma bate-e-volta no final de semana, começando na sexta-feira por Ludwigsburg (a 16 km de Stuttgart) para um show, onde pudemos encontrar um casal de amigos. Que bom ver rostos conhecidos e que falavam português!

Depois, sábado pela manhã seguimos para Stuttgart, onde começamos nosso roteiro pelos Museus da Porsche e da Mercedes-Benz. A entrada do primeiro custa ¢ 8,00 e a do segundo, ¢ 10,00, mas há uma parceria entre os dois e se você apresentar o ingresso de um deles, ganha 25% de desconto no outro ticket.

Mercedes-Benz Museum
Particularmente eu gostei mais do da Mercedes, pois traz mais informações tanto do desenvolvimento da tecnologia como dos grandes acontecimentos da história, e acabou me envolvendo mais. Mas quem curte velocidade não pode deixar o da Porsche de fora, ele tem uma cara bem moderna e é super voltado para o esporte. Ou seja, conheça os dois!

Porsche Museum
Passeando no centro de Stuttgart, você vai avistar em frente à estação de trem (Hauptbahnhof) uma avenida fechada para pedestres, a Konigstrasse, que segue o mesmo estilo da Zeil, em Frankfurt. Nela você vai encontrar várias lojas e galerias, além de cinemas e comidinhas.

Um pouco mais pra frente estará a Schlossplatz – praça do castelo. Em frente a ela ficam o Neues Schloss (Novo Palácio) e o Alte Schloss (Castelo Antigo), que abriga o LandesMuseum. A construção antiga (Alte Schloss) é do século 10 e servia como palácio até que um duque adolescente decidiu, em 1745, que ela não era mais suficiente, e construiu à sua frente o Novo Palácio.

Alte Schloss que abriga o Landesmuseum
Hoje, o Neues Schloss abriga alguns órgãos do governo (é possível fazer uma visita guiada, mas precisa de agendamento). Já o Alte Schloss foi transformado em museu, em 1862, e conta a evolução do país desde a Idade das Pedras, passando pelo período Celta, Romano, Idade Média, Renascentista até os duques e reis. Gostamos bastante e passamos uma manhã toda no castelo. A entrada padrão para adulto custa ¢ 5,50. Há ainda exposições especiais que podem ser adicionadas ao pacote ou adquiridas separadamente.

Por fim, visitamos o Planetário Carl-Zeiss, com uma exibição de 1h de duração. Apesar de o caminho até ele estar em reforma, aparentemente não estava afetando no número de público. Ele é bem moderno (na questão da projeção e também nas cadeiras), e confesso que o filme era bem mais elaborado do que o exibido no Planetário de São Paulo - que visitamos recentemente.

Apenas uma alerta, vale verificar os horários antes de ir, pois o espaço é pequeno e não tem muitas coisas além da projeção em si. A entrada de adulto para o período da manhã custa ¢ 5,00 e para o período da tarde, ¢ 8,00.

Nosso final de semana foi assim, mas se você tiver mais tempo, pode conhecer ainda o zoológico da cidade e o RosensteinPark, um parque bem grande atravessa a cidade.

Semana que vem voltamos com mais dicas de Frankfurt! Tschuss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário