quinta-feira, 24 de março de 2016

Litoral Norte de SP - Parte I


Hoje vamos falar de praia! Ah, o mar! E nada de sombra e água fresca, quero muito sol para acompanhar, isso sim (claro que com um protetor solar ao lado rs)! Então vamos aproveitar as praias que estão aqui pertinho. Para começar, vamos dar uma olhada no litoral norte de São Paulo e depois a gente estica até o litoral sul!

Na minha cabeça, essas são as praias em que é possível fazer um bate-e-volta. Mas, se você estiver disposto a gastar um pouquinho mais, vale dormir em alguma pousadinha da região e acordar com o barulho do mar! :)


GUARUJÁ 
(1h30/96 km)

Para começar, logo que você descer a Imigrantes ou Anchieta, encontrará o famoso Guarujá! Sim, nossa primeira praia do litoral norte – aos interessados, tem ônibus partindo da Rodoviária do Jabaquara direto pro Guarujá! Ele é dividido em váaarias praias, são cerca de 15 de acordo com o Guia Quatro Rodas, mas vamos falar apenas de algumas aqui...

- Pitagueiras
É a praia central, muito conhecida por ser ponto de encontro, tem quiosques na orla e é bem movimentada. É nela que fica o shopping da cidade. À noite é bem movimentada com diversos restaurantes e bares. Pelo alto número de visitantes, fique atento à roubos e mantenha seus pertences sempre com você. #FicaADica

Calhetas
- Enseada
É a praia seguinte. É larga e famosa pela sua faixa de areia, tem um calçadão também e quiosques para comer, mas é mais cara. Antigamente tinha um ar de luxo, talvez pelas residências próximas, mas você não vê muito mais disso hoje. Tem um mar calmo e gostoso para nadar.

- Preta e Branca
Na verdade são duas praias, mas você só chega em uma por meio da outra. Elas ficam mais afastadas e por serem mais escondidas, são um pouco mais preservadas. A Preta vem primeiro. É preciso percorrer uma trilha de paralelepípedos, que começa ao lado da balsa para Bertioga. Depois de alguns campings no meio do caminho, você chegará a praia. Tem um ou dois pontos para comer (um deles chamava Larica, não se assuste) e é bem mais sossegada que a Enseada ou Pitangueiras. A partir dela, por mais 20 minutos em uma trilha de terra (mais roots) ou 15 minutos de barco, você encontrará a praia Branca, bem pequena e isolada. Acho que isso é o que mais agrada, e olha que as conhecemos em época de final de ano! Se você estiver tranquilo, vale dar uma passada nas duas!


BERTIOGA
(2h/120 km)

Depois do Guarú, começa o litoral de Bertioga. Com cerca de 6 praias, tem algumas mais desconhecidas e uma em especial mais famosa. A Riviera de São Lourenço:

Riviera de São Lourenço
- Riviera de São Lourenço
É, supostamente, um condomínio de alto padrão aberto ao público. Antes de irmos, dei uma pesquisada e todos os lugares falavam em “praia limpa”. Bom, não era exatamente isso que eu estava procurando, queria mais uma “praia linda” rs. Mas, chegando lá entendi que a praia realmente é limpa (tinha quero-queros ao invés de pombas!) e também linda. Pegamos um dia bonito de sol e o mar estava bem claro e quentinho também! Antes de voltar para casa, vale dar uma passadinha no shopping de lá para comer algo e recarregar as forças.


SÃO SEBASTIÃO
(3h/160 km)

Bom, essas próximas praias não são exatamente para um bate-e-volta – a menos que você esteja empolgado-, mas, no nosso caso, acabamos parando na Riviera antes de chegar a Juqueí. No entanto, elas vão ficando ainda mais bonitas, e olha que são mais de 20 praias rs... Pensando assim, já é motivo suficiente pra programar um final de semana no litoral!!
#Dica: Evite a região entre dezembro e fevereiro, fica extremamente cheia e a estrada (faixa única) não ajuda em nada.

Pôr do sol em Boiçucanga
- Juqueí
Tem 3,5 km, mas apenas algumas entradas por vielas. A praia tem águas claras e areia fina e atrai muitas famílias. No entanto, pra variar, alguns surfistas sempre se aventuram. Juqueí tem um centrinho urbanizado e opções de alimentação e hospedagem também!

- Boiçucanga
Fica mais ou menos na metade de São Sebastião. Foi nossa escolha de hospedagem, assim conseguimos conhecer a maior parte das praias, em dois dias (num ritmo um pouco alucinado rs). Ali acontece um fenômeno raro no litoral brasileiro – apesar do que se imagina – que é pôr do sol no mar! Tem uma infraestrutura gostosa e trilhas para desbravar cachoeiras.

- Maresias 
São 4 km de praia, com um mar clarinho... e muitos mosquitos (prepare o repelente!). Ela atrai surfistas, mas muitas famílias também. A experiência que eu tive foi muito boa! Passamos a semana de Natal em uma casa alugada dentro de um condomínio - meio Shangri-la. Tem alguns quiosques com DJs e um agito de alta temporada, mas é bem sossegada no canto esquerdo. Boa opção de restaurantes e sorveterias! ***

Maresias
Ainda em São Sebastião, não deixe de conhecer as praias de Pauba (do lado de Maresias, mas é pequena e bem tranquila, com um mar tão bom quanto, sem o agito da vizinha), Camburi e Camburizinho (4 estrelas no Guia Quatro Rodas) e das Calhetas (extremamente pequena, mas uma delícia. Tem que descer na estrada e seguir por uma trilha em um condomínio fechado).

Semana que vem continuamos com nossa jornada litorânea! Boa praia pra você!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário