Em 2008 tive a oportunidade de passar alguns dias em Fortaleza! Ok, eu sei que já faz um tempo, mas os passeios principais continuam os mesmos =D. Claro que novas coisas devem ter surgido, mas com o que tiver aqui já dá para curtir uma viagem e tanto para lá!! Então, leia, viaje e me conte as novidades!!
Acabei fiquei em Aquiraz, uma cidade DO LADO de Fortaleza, a 20 km do centro (é ali que fica o Beach Park). Com cara de cidade grande e jeitinho de lugar para relaxar, lá fomos nós conhecer Fortaleza.
Clima:
Se você dormiu no ponto e ainda não tem lugar para passar o final de ano, corre que dá tempo! A melhor época para visitar a city é entre os meses de julho e dezembro, quando o sol é garantido. Apesar de sol quase sempre, de janeiro a junho acontece o período de chuvas, com destaque para março, abril e maio. #Atenção
Praias:
Fortaleza tem praias muito bonitas e muito diferentes, cada uma com um atrativo!! Para começar, pesquise os valores (e negocie muito) de bugue! No passeio que fizemos, o roteiro incluia 3 praias famosas do litoral norte: Praia do Morro Branco, das Fontes e de Canoa Quebrada. As duas primeiras ficam a cerca de 90 km de Fortaleza, já Canoa Quebrada é ainda um pouco mais longe, e fica a 162 km do ponto de partida.
A primeira foi de Morro Branco, que de branco não tem quase nada. Logo que chegamos em Beberibe, diversos “guias mirins” apareceram para nos levar ao Monumento Natural das Falésias. Confesso que fui um pouco ingênua ao esperar as tão famosas “areias coloridas”. Não querendo desvalorizar, mas é tudo da mesma cor rsrs.... Minto, o labirinto das falésias é basicamente da mesma cor, mas ali é possível ver as diversas tonalidades e nuances que ajudam a desenhar as garrafinhas coloridas. O Monumento é uma unidade de conservação e proteção integral e faz parte de uma área de 31 hectares! Conheça os morros coloridos e brinque um pouco na praia...Próxima parada: Praia das Fontes.
Não muito distante está a Praia das Fontes, famosa pelas fontes de água doce com cascatas e grutas espalhadas. Claro, passeando pelas dunas você vai acabar parando em alguns “skibundas” também, além de curtir um passeio “com ou sem emoção” pelas areias brancas e finas das dunas.
Após o round 2, se prepare que a distancia é um pouco maior e o sol quente começa a se fazer sentir nos ombros dos paulistas...Logo menos você estará em Canoa Quebrada, uma aldeia de pescadores descoberta pelos hippies (for real). Se você ficar até à noite, conheça a Broadway – rua famosa onde as coisas acontecem. Com restaurantes e música, desfrute da vida noturna da pequena vila.
Ano passado eu tive a oportunidade de passar um final de semana em Canoa. Chegando à noite, a viagem de carro demorou cerca de 3h, por conta da estrada mal conservada e dos animais na pista! Apesar dos pesares, pudemos curtir bastante a praia! Como a volta foi ainda de dia, foi bem mais rápida e sossegada. Aparentemente o pessoal de Fortaleza gosta de fazer um bate e volta até Canoa, ou seja, não é tão distante assim...
Quando o passeio de bugue acabar, reserva um dia para conhecer outro ponto forte da cidade: a Praia do Futuro. Ocupando 8 km da orla, a praia chama a atenção não pelas areias claras e o mar verde, mas sim pelas faraônicas barracas “do futuro”. No meu ver era mais uma mistura de restaurantes com piscinas, cascatas e parque infantil do que uma “barraca” – pasme, até quiosque de massagem tinha lá! Gostei demais hahah!! Outra peculiaridade foi o garçom trazendo uma bandeja com peixes, lagostas e mariscos crus para a nossa escolha. Depois de selecionado e preparado, ele chegaria na nossa mesa prontinho para a refeição. À noite, o entretenimento fica por conta dos shows.
#Dica: Por ter toda essa infra-estrutura, o preço é um pouco mais salgado do que o das outras praias, vá preparado. No entanto este não é um motivo para não conhecer! Vale a pena.
Passeios:
Além das praias, existem alguns outros passeios para se fazer, como o do Beach Park (já falamos dele aqui, mas não custa reforçar). Rankeado como 2º na lista dos melhores parques aquáticos do mundo pelo TripAdvisor, o parque tem 20 mil m² que se distribuem entre o complexo de toboáguas, o rio de corredeiras, a área infantil, piscina com ondas e muito mais. O ingresso custa R$ 180,00 mas existem pacotes promocionais para 3 ou 7 dias.
Para fazer comprinhas, que tal dar um pulo no Mercado Central? Ele é gigante! Tem 4 andares e quase 600 lojinhas. O forte são os produtos típicos, desde rendas a quilos de castanha de cajú! Momento para comprar lembrancinhas. Aberto das 8h às 18h.
Outra opção é a Feirinha Noturna. O "mercado" ao ar livre funciona todos os dias com mais de 100 barracas, ali na orla. Ótimo para caminhar e curtir a noite!
Redondezas
Por fim, se você conseguir conhecer os principais pontos de Fortaleza e ainda quiser dar uma esticadinha, vale a pena conhecer Jericoacoara. A cidade fica a 300 km de Fortaleza e é famosa por aquelas redes de descanso no mar e ainda mantém o ritmo de vila de pescadores: com ruas de areia e sem iluminação pública. Conheça as deliciosas lagoas de Jeri e aproveite para descansar ainda mais.
Boa praia pra você!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário