quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Acampando – Manual do Sobrevivente


Como eu já tinha adiantado há algumas semanas, ainda não tinha passado pela experiência de acampar, de verdade verdadeira. E, aproveitando o restinho de férias, pegamos alguns dias para viajar! Combinada a aventura (por sorte com pessoas que já sabiam a arte do camping rs), escolhemos o local (indicado por eles, claro) e agendamos o passeio. Acampamos por 4 dias, aproveitando o feriado de novembro. Foi uma super experiência e juntei aqui algumas dicas da minha primeira vez neste “Manual do Sobrevivente”!

Claro, se você for um expert em acampar, elas não vão te valer muito. Mas, se você, como eu, quer desbravar um pouco de cada coisa, já é o suficiente para pegar a barraca e cair na estrada.

Ficamos no Camping do Saltão, em Itirapina (SP), próximo a Brotas e a 250 km de São Paulo. O nome vem da Cachoeira do Saltão, que fica ali no local. O lugar tem uma infra-estrutura bem bacana, com piscina, parquinho, banheiros e pontos de luz – descobri que alguns campings não tem absolutamente nada, são chamados de “selvagens”, já imaginou? Tudo isso contribuiu para uma estadia gostosa e tranquila, na maior parte do tempo rs...


DICAS


Cachoeira do Saltão
Escolhendo o local: 
- Para escolher o melhor camping para você, decida o tipo de viagem que quer ter, assim você escolherá entre praia ou campo, algo mais radical ou mais prático.
- O número de dias também pode influenciar nessa decisão, considerando a qualidade dos banheiros e o que mais tiver de atrativos.
- Para mim, uma surpresa positiva foram os pontos de eletricidade disponíveis no camping, assim todos poderiam puxar uma extensão para montar suas luminárias e outros aparelhos.
- Ah, considere também a questão de Cozinhar X Comer fora; alguns campings possuem restaurante com café da manhã. Mas, se você optar por fazer sua própria comida, precisa ir preparado, levando coisas mais práticas de cozinha, uma térmica/geladeira e o fogareiro.


Montando a barraca: 
- Muita gente indica montar a barraca dentro de casa uma primeira vez para não passar muita tensão no camping. No entanto, como nossos acompanhantes já conheciam as barracas de olhos fechados, não foi nada difícil rs.
- Depois de chegar no camping é preciso escolher o local onde irá montar sua barraca. Procure um espaço PLANO, talvez com alguma ÁRVORE para fazer sombra, que não fique no caminho da chuva (caso aconteça de chover), que seja razoavelmente próximo a BANHEIROS e TORNEIRAS e perto de PONTOS DE ELETRICIDADE.
- Deixe a barraca SEMPRE FECHADA, mesmo durante o dia, assim você evitará mosquitos e até outros animaizinhos indesejados.
- Se for possível, coloque uma tenda ou lona por cima; ela servirá como proteção para chuva e também aumentará o espaço disponível durante o dia – experiência própria!!
- Se não tiver muito conhecimento, evite montar à noite. Se você for passar apenas um final de semana, talvez seja melhor ir sábado pela manhã ao invés de sexta-feira à noite...


Pense no clima:
- Bom, considerando que o espaço dentro da barraca não é muito grande (uma barraca para 3 pessoas comporta um casal + mochilas), vá preparado para a estação certa, já leve as roupas contadas e meio organizadas (leve meias extras), mas lembre-se que em cidades do interior faz muito sol durante o dia e frio à noite, por isso, tanto o protetor solar quando o casaco são sempre bem-vindos.
- Para o frio, algumas pessoas preferem levar colchão inflável e cobertor, já outras preferem o saco de dormir. Seja qual for, se estiver muito frio, descobri que forrar o chão da barraca com jornal funciona como um bom isolante térmico (não testei).


Contato com a natureza: 
- Sim! Você vai acampar, não espere outra coisa além do contato com a natureza, isso inclui desde tucanos e siriemas, até mosquitos, besouros, cigarras, mariposas e, quem sabe, cobras. Não precisa entrar no nível roots, mas seja razoável.
- Além disso, dispense o luxo (maquiagens, saltos e afins).
- Automaticamente você vai dormir cedo e acordar cedo (por causa do sol batendo na barraca), use a oportunidade para curtir o dia!


Para relaxar: 
- Para que sua estadia seja ainda melhor, respeite as regras do camping e os horários de silêncio (funcionaram perfeitamente).
- Desligue-se da internet (pelo menos um pouco).
- Se tiver a oportunidade, conheça arredores e regiões próximas.

Para nós, ali em Itirapina, conseguimos fazer rafting em Brotas, jantar em São Pedro, assistir a um show de jazz e conhecer o parque aquático de Águas de São Pedro!


Top 10 – O que não esquecer:


  • Lanterna
  • Canivete
  • Extensões elétricas
  • Papel higiênico
  • Água
  • Repelente
  • Protetor solar
  • Comidinhas rápidas para matar a fome (frutas, barrinhas, biscoitos)
  • Kit de primeiros socorros
  • Necessaire (para carregar os itens de banheiro)


Mesmo se você se planejar e não se esquecer de nada, saiba que imprevistos acontecem, não se desespere. Nestes 4 dias passamos de um sol do deserto a tempestade com raios e trovões e direito a água dentro da barraca rs.

Faz parte da aventura! As coisas dão certo no final, só se certifique de prender bem a barraca para ela não sair voando hihihi...

Para descobrir alguns lugares para acampar, visite o Blog Desviantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário