quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Viajando com bagagem de mão

Viajar com mala de mão já é algo comum em países da Europa e está virando uma tendência também no Brasil! Isso acontece, em parte, pelas novas políticas de companhias aéreas em cobrar mais caro para levar malas despachadas.

No entanto, malas menores são um benefício também para os viajantes! Além de pagar menos, você facilita sua vida carregando quilos a menos por aí. De quebra, você ainda gasta menos tempo procurando roupas e pensando em combinações durante a viagem.

No nosso período morando na Europa já fizemos muitas escapadas de final de semana apenas com uma mochila. E já fizemos também viagens de 10 dias para a Suécia – no inverno – e 20 dias para o Japão com mala de mão! Muitas vezes o problema nem é o espaço (para isso existem sacos de compressão e técnicas para dobrar roupas), mas sim o limite de peso.

Veja abaixo 10 dicas para montar sua mala e, antes de sair, não esqueça de pesar para garantir que está dentro dos limites:


1 - Planeje e separe suas roupas: pense nas roupas de acordo com as programações, ex: vai ter trilha; sol e piscina; vou ter que andar muito no frio; será que vai chover? Depois, monte combinações variadas com uma mesma peça de roupa (uma saia que combine com duas ou mais camisetas) e, além disso, leve roupas fáceis de lavar e que não precisam passar.


2 - Lave suas roupas: dependendo de quão longa for sua viagem você vai precisar lavar roupa; não encare isso como um problema! Vários hotéis têm lava-roupas que funcionam com moedas mas você também pode encontrar lavanderias de rua. No entanto, se você quiser lavar apenas algumas poucas e básicas peças, não tenha medo de lavar à mão na pia ou chuveiro e pendurar no banheiro (como roupas de baixo, meias, meia-calça, camisetinhas....).


3 - Foque nas embalagens pequenas: hoje em dia já existem marcas que fazem embalagens próprias pra viagem; aquelas pequenininhas. Caso você não encontre, coloque os produtos como shampoo, hidratante e condicionador em potinhos menores.


4 - Leve uma nécessaire pequena e transparente: na hora de passar no Raio X você vai precisar tirar sua nécessaire da mala, então deixa-a por cima, num lugar de fácil acesso. Você também evita trabalho se ela for transparente, pois não precisará tirar todos os potinhos com líquidos de dentro dela (pode ser também um plástico estilo Ziploc). Ah, e nada de aerossol hein!


5 - Confira as amenidades do hotel: veja se o hotel ou hospedagem já disponibiliza alguns itens para os hóspedes como secador de cabelos ou kit de higiene, desta forma você não precisará levar o seu.


6 - Sapato: leve um tênis ou sapato confortável para caminhar e vá com ele no avião – normalmente é uma das coisas que ocupa mais espaço. Se quiser, leve também um sapato coringa para sair à noite e ir em um restaurante mais arrumadinho (sapatilhas são ótimas pois não ocupam muito espaço e você provavelmente não vai querer ver salto alto depois de caminhar o dia todo).


7 - Casaco: funciona como o item acima, escolha um principal para levar e vá com ele no avião para não precisar guardar na mala. Além de liberar espaço, é sempre bom ter um casaco à mão para o friozinho dos aviões.


8 - Travesseiro de voo: se sua viagem for mais longa, um travesseiro de voo pode ser um bom companheiro. A dica da vez é: opte por um modelo inflável, assim você poderá desinflá-lo e guardá-lo em um compartimento pequeno (e não vai precisar carregar um travesseio pelo meio da rua ou aeroporto).


9 - Acessórios P&P: pense em Pequenos e Poucos acessórios. Não adianta levar um colar para cada dia. A não ser que você realmente preste atenção nisso, vai acabar esquecendo (ou pior, perdendo!). Além do peso, são uma preocupação a mais que você vai ter. Escolha alguns poucos que combinem com tudo e que não sejam muito pesados. Um cinto básico, por exemplo, já resolve a situação!


10 - Bolsa pessoal: lembre-se de que, além da bagagem de mão, você tem direito a levar uma pequena bolsa pessoal. Coloque nela os itens mais importantes e os que precisam ter fácil acesso, como documentos, dinheiro, remédios, carregadores e baterias, chiclete para o voo e fone de ouvido.


Veja também o que você não pode esquecer ao montar sua mala de verão ou de inverno! Pack your things and let´s go! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário