quinta-feira, 9 de março de 2017

Haarlem – Países Baixos

Nesta semana vamos falar sobre mais uma viagem nas terras europeias. Desta vez, fomos para os Países Baixos, mais especificamente para Amsterdam, mas tivemos a oportunidade de conhecer a cidade vizinha, Haarlem, e foi uma surpresa bastante agradável!

Ela é o centro histórico da produção de bulbos de tulipas e também é conhecida como “Bloemenstad” (cidade das flores).

Locomoção

Primeiro, para chegar em Haarlem de transporte público você pode ir de trem ou ônibus. O ônibus, saindo do aeroporto, custa ¢ 5,00 e demora 30 minutos. No dia a dia a melhor opção é o trem – um ticket direto de Haarlem para a estação central de Amstesdam custa ¢ 5,20 (vale mais a pena comprar o ticket de ida e volta de uma vez), e demora 15 minutinhos.

Grote Markt
#Dica: Algo que eu demorei a entender é que existem duas companhias que NÃO SE CONVERSAM. Uma é a de trem, chamada NS, e a outra é a do resto - tram (bonde), ônibus e metrô -, que é a GVB. Se você não tiver o cartão de cidadão ou o I Amsterdam (vamos falar na próxima semana), vai precisar comprar tickets para as duas companhias. O ticket da GBV para 1h (entrando e saindo quantas vezes quiser), custa ¢ 2,90, já o para 24h está ¢ 7,50 – antes de sai de casa, faça as contas se vai precisar pegar mais de 2 transportes no dia, daí é melhor comprar o de 24h! Cada vez que você entrar ou sair de um veículo, tem que validar seu ticket!


Passeios

Órgão da Igreja
Depois desta breve – mas espero que clara – explicação sobre o transporte, vamos aos passeios! Na verdade eu fiquei hospedada diretamente em Haarlem, na casa de uma querida carioca que salvou minha viagem (vivas!), e separei um dia especial para conhecer a cidade. Abaixo estão algumas coisas que eu fiz e que valeram muito a pena... Mas, além destas, Haarlem tem várias opções de passeios e, mesmo se você ficar em Amsterdam, compensa tirar um dia para conhecer o local!

Grote Markt
É a praça central de Haarlem, onde ficam diversos restaurantes e algumas lojinhas, inclusive de souvenirs. É uma delicinha para passear e almoçar/jantar. Quando o clima fica mais quente, cadeiras e mesas são colocadas ao redor dos restaurantes, na praça. Abriga alguns prédios importantes como a Câmara Municipal e a Igreja Saint Bavo´s.

Saint Bavo´s Church
Fica ali na praça central e é aberta para visitas, das 10h às 17h, a ¢ 2,50. Vale a pena conhecer por sua história e arquitetura – foi construída no século 14. Dentro da igreja há um órgão com mais de 5 mil tubos e com quase 30 metros de altura, que foi tocado por Mozart, em 1766, na época com 10 aninhos de idade :O

Molen De Adriaan
Moinho De Adriaan
Este é o moinho da cidade. Ele tem um pequeno museu dentro e um senhor muito simpático faz um tour, subindo até o topo. O moinho tem uma história muito louca... Sua construção inicial data de 1779 e, na época, quebrava pedras para construções. Ele foi vendido em 1802, quando começou a atuar na produção de tabaco, e vendido de novo em 1925, produzindo farinha. Depois disso, em 1932, ele sofreu um forte incêndio que o destruiu. Algumas tentativas para reconstruí-lo foram iniciadas, mas não seguiram adiante. Foi só em 1985 que surgiu um plano para reconstruí-lo. A reforma começou em 1999 e foi finalizada em 2002, quando o moinho foi aberto ao público! Ufa! Visite, ouça a história, tire fotos e almoço no restaurante ao lado! Confira os horários de abertura AQUI. A entrada custa ¢ 3,50.

The Corrie Ten Boom House
Esse passeio foi definitivamente uma surpresa pra mim! O museu é a casa de uma família cristã que ajudou judeus e refugiados durante a 2ª Guerra. Sentamos em grupo na sala principal da casa e ouvimos a guia contar a emocionante história da família, como colocaram suas vidas a serviços dos outros, escondendo pessoas nos vãos e paredes da casa. Corrie, sua irmã e seu pai foram presos durante as atividades e apenas ela sobreviveu ao campo de concentração. Depois disso, continuou ajudando pessoas a se recuperarem da guerra. Por 30 anos ela visitou mais de 60 países para incentivar e falar sobre o amor de Deus, levando consigo um quadro de tapeçaria. A mensagem que ela usava era mais ou menos assim: olhando o quadro ao contrário, vemos um emaranhado de linhas e cores que não entendemos, mas virando do avesso, vemos na realidade o que Deus tem feito das nossas vidas. Achei a história muito bonita e comprei um livro para saber mais! (Sim, tem livro e até filme! Depois eu conto.) A visita não tem custo, mas precisa de reserva pois os grupos são limitados a 20 pessoas - 3 tours são em inglês e os demais em holandês. Confira os horários AQUI.

Canais de Haarlem

Além destes passeios, você pode conhecer o Teyler Museum, o mais antigo dos Países Baixos (bom para quem gosta de arte), o Frans Hals Museum (que também tem uma coleção histórica da arte holandesa) e, claro, a cervejaria local, Jopenkerk!

Descubra Haarlem! Bom passeio :)

E para quem gosta, fica aqui uma música que ilustra exatamente a mensagem que Corrie espalhava por aí...


Nenhum comentário:

Postar um comentário