Mirante na divisa de Coqueirinho e Tabatinga |
João Pessoa é uma cidade super organizada, limpa e “nova” (como foi desenvolvida inicialmente às margens do rio, a orla marítima só foi receber atenção mais para frente). E dentre os vários títulos que recebeu – como uma das capitais mais verdes do mundo; uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria –, a cidade é considerada uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste.
#DICA: Começamos nossa viagem dia 1º de janeiro! É incrível como as passagens aéreas caem neste dia! Se você tiver esta flexibilidade, procure por dias como 25/12 ou 01/01 para viajar. Você poderá economizar bastante! Nossa viagem para Chicago, inclusive, foi do dia 24 para 25 de dezembro!
A cidade tem algumas praias centrais, mas também é famosa pelas praias próximas ao norte (municípios de Cabedelo e Lucena) e ao sul (Costa do Conde). Além disso, tem 3 piscinas naturais bastante famosas, além de passeios tradicionais – e conhecidos restaurantes – que não podem ficar de fora:
Praias Centrais
Escolhemos a praia de Cabo Branco para nos hospedarmos. Ela é bem equipada, tem quiosques de alimentação e aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Além disso, é do lado da praia central, Tambaú, e é bem família, com águas tranquilas e mornas. Ficamos a 1 km de Tambaú, então podíamos ir caminhando até a praia ou, à noite, até o centrinho e a Feira de Artesanato.
Após Tambaú estão as praias de Manaira, Bessa e Intermares. Uma curiosidade engraçada foi o número de pessoas usando aquela camiseta de manga longa, de dri-Fit, para proteção do sol. Não apenas o pessoal que trabalhava na praia (como vendedores) mas também os turistas, adultos, crianças e idosos! Chutando uma estimativa, seria quase 40% do total! Principalmente com camisetas azul claro! Era uma grande nação Smurf na praia – uma nação consciente como cuidado com a pele, mas uma nação Smurf! Rsrs
Praia do Amor |
Vista do rio em Barra de Gramame |
A Praia do Amor é mais para tirar fotos, pois tem muitas pedras e não dá pra nadar. A atração é a pedra furada – diz a lenda que o solteiro que passar por ela, casa; e o casado que passar debaixo dela, nunca mais separa! De acordo com a guia, era usada para celebrar casamentos e uniões. Já Tabatinga é um pouco mais deserta, mas oferece uma linda vista das falésias.
Tambaba |
Optamos por fazer o passeio das praias de van, mas ao chegar em Coqueirinho, fechamos um pacote de bugue para alguns mirantes e falésias. Vale a pena conhecer de cima a divisa entre Coqueirinho e Tabatinga! S2
Praias do Norte
Na parte de cima também ficam praias famosas, como a Camboinha (existe a versão I, II, III e IV da praia!). Ela é mais movimentada que Cabo Branco mas também tem quiosques bem completos. Depois demos uma esticada até Areias Douradas mas, no pedaço em que passeamos, não encontramos muitas opções de comida e aluguel de guarda-sol (muito importante para nós naquele sol de rachar o coco).
Há ainda a Praia do Poço, Campina e as de Lucena.
Piscinas naturais de Picãozinho |
Além de ficar à beira da praia, existem opções de passeios que te levam até o meio do mar. Um deles é conhecer as piscinas naturais de Picãozinho. A excursão sai de Tambaú na hora de maré baixa (já falamos como se programar com a maré AQUI) e te leva mar adentro para mergulhar com peixinhos. Acho que super vale o passeio para conhecer o verdadeiro mar de João Pessoa (verde e transparente ao mesmo tempo). Ele tem duração aproximadamente 2h30 e os barcos/catamarãs são equipados com espaço de petiscos e comidinhas, o que foi ótimo porque nosso passeio foi das 11h às 14h.
$$ de 30,00 a 50,00
Outro passeio náutico é até às piscinas naturais do Seixas (sul). Não chegamos a fazer este, mas é bem similar ao de Picãozinho, com um espaço ainda maior. Fique atento pois há saídas de Tambaú e da Praia do Seixas – a de Tambaú demora cerca de meia hora a mais para chegar do que saindo diretamente do Seixas.
$$ de 30,00 a 50,00
Há ainda um passeio para a Areia Vermelha, saindo da praia de Camboinha (norte). Diferente das piscinas naturais, Areia Vermelha é um banco de areia que aparece quando a maré baixa, formando uma pequena praia no meio do mar. Dá até pra montar mesas e cadeiras. Também só é possível durante as horas de maré baixa.
Passeios Tradicionais
Fora às praias, não deixe de assistir ao pôr do sol na praia do Jacaré. O espetáculo já tem 16 anos!!! Todas às tardes, o saxofonista "Jurady do Sax" desce as águas do rio Paraíba tocando o “Bolero”, de Ravel, que se encerra quando o sol se põe. Turistas e morados de diversas partes se reúnem na margem do rio ou em catamarãs para acompanhar o evento. Reserve pelo menos uma tarde do seu dia para este passeio!!
Outra atividade para fazer em João Pessoa é conhecer o Farol do Cabo Branco, que fica em cima das falésias, na Ponta do Seixas. Ele é o ponto mais oriental do Brasil continental. (A quem diga que a falésia já foi desgastada pelo mar e que hoje ele seria o segundo ponto mais ao oriente, mas isso realmente não importa.) Se você estiver com um momento tranquilo da sua viagem, vá conhece-lo!
E claro, tem também o City Tour histórico de João Pessoa, onde será possível conhecer toda a história local e entender um pouco mais da cultura paraibana. :)
Restaurantes
Mangai |
Outra opção top é o Restaurante Tábua de Carne (conheci em Natal/RN há 10 anos). Tem opções mais conhecidas como picanha, mas traz ingredientes exclusivos da cozinha nordestina em seu cardápio como carne de sol, manteiga de garrafa, queijo coalho e outros! Muito muito bom!
Mas se você quer variedades em um único lugar, pode der um pulo no Parque Cabo Branco. Recém-inaugurado (dez/16), o espaço traz mais de 25 food trucks e algumas foods bikes. Opção não vai faltar! Tem até sorvete feito na chapa de gelo! :O
Muita comida para pouca barriga, experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário