Distante das praias, a pelo menos 70 km da capital carioca e do mar, a região serrana é procurada pelo cenário romântico, pelas feirinhas, também pelas trilhas e muito mais.

Como sabemos, infelizmente a região é sempre muito afetada pelas chuvas de verão. A catástrofe e os deslizamentos de 2011 marcaram todo o Brasil. E, a partir daí, todo ano encontramos novas notícias sobre enchentes e desabamentos. Mas, o inverno continua sendo um ótimo período para conhecer as cidades. Além de ter dias quentes e noites frias (melhor opção para curtir o clima serrano), é em Julho que acontece o Festival Gastronômico de Inverno.
Distância:
Distante aproximadamente 1h (50 km) uma da outra, elas ficam a 450 km de São Paulo e são separadas pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma unidade de conservação da mata atlântica, com mais de 20.000 hectares (vamos falar sobre ele já já)!!
![]() |
Pico Dedo de Deus |
Petrópolis:
A cidade é famosa pelas suas construções do período imperial! Lá estão palácios como o de Dom Pedro II (um deles virou o Museu Imperial - cartão postal de Petrópolis), além das casas de Santos Dumond (que também virou museu), Rui Barbosa, princesa Isabel e tantas outras personalidades. Vale a pena fazer um passeio de charrete e conhecer os principais pontos do centro histórico!
Outro lugar lindo ali no centro é o Palácio de Cristal, encomendado pelo Conde D´Eu e inaugurado em 1884. Além de abrigar plantas e flores, também está aberto para apresentações e eventos culturais hoje em dia. A entrada é franca, mas não funciona nas segundas-feiras.
Os interessados também podem conhecer a Cervejaria Bohemia, que conta a história da cerveja e todo o processo de produção. Com direito a degustação.
![]() |
Parque Serra dos Órgãos |
Teresópolis:
Um dos passeios mais famosos de Teresópolis é a visita ao Parque Nacional Serra dos Órgãos (que comentamos lá em cima). Além de Teresópolis, ele atinge também Petrópolis e Guapimirim. Dentro dele você encontra diversas trilhas, cachoeiras, plantas e animais, além de ver as famosas formações rochosas como Dedo de Deus (com 1.692 m de altura) e a Pedra do Sino (2.275 m).
#Dica: Outra formação famosa é a Mulher de Pedra, mas tem um mirante na estrada com uma vista espetacular pra ela!
Não deixe de ir na Feirinha de Artesanato. Foi nosso primeiro passeio, porque chegamos lá e demos de cara com uma forte neblina e um frio que não estávamos esperando. Então, nada como dar uma passadinha para se abastecer de meias, toucas e casacos rs. E claro, comidinhas típicas. São mais de 800 boxes com roupas de lã, objetos de decorações, móveis, doces, queijos e muito mais. Bem movimentada nos finais de semana.
![]() |
Fazenda Genève |
E não é só o queijo de cabra que é famoso, COMA UMA TRUTA também! Vários restaurantes tem criação própria. Ótimo para passar a tarde e sair de barriga cheia.
E na volta, para fechar com chave de ouro, dê uma paradinha para conhecer a cidade de Penedo (SP), conhecida como a "suíça brasileira"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário