O percurso recebeu esse nome em uma ação dos agentes de viagem, a partir da década de 1950 (depois da 2ª Guerra), para estimular o turismo. No entanto, no trecho sul do circuito podem ser encontrados vestígios dos romanos - considerados os reais criadores deste caminho.
É possível fazer o roteiro em qualquer estação e como qualquer tipo de transporte: carro, ônibus e trem ou até bicicleta. Mas lembre-se de casar o clima com o meio de transporte certo, afinal, aqui neva no inverno!❄ Além disso, você pode personalizar sua viagem de acordo com o tempo disponível e fazer o roteiro completo ou algumas cidades principais.
Não tem necessariamente um sentido correto mas o trajeto liga Würzburg (por onde passa o rio Main) até Füssen (alpes germânicos e fronteira com a Áustria). O mais interessante é que as cidades de início e fim têm aeroportos grandes razoavelmente perto: para Würzburg a melhor opção é Frankfurt, já para Füssen você pode utilizar o aeroporto de Munique. E é sobre essas duas cidades que vamos falar!
WÜRZBURG
Würzburg é uma cidade bem lindinha, há 120 km de Frankfurt. No entanto, ela não é muito grande e um ou dois dias são suficientes para conhece-la. Vamos aos principais atrativos:
- Fortalza de Marienberg: sua construção é do século 8 e era inicialmente um castelo para os duques com uma igreja junto. O local passou por várias e várias reformas e expansões até 1990! Para visitar a estrutura em si não precisa pagar, apenas para ver a parte interior do castelo.
- Residenz ou Residência de Würzburg: é o palácio dos bispos príncipes e Patrimônio Mundial da UNESCO. Ele imita a estrutura de Versalhes e, assim como o irmão francês, tem um lindo - mas pequeno - jardim na parte de trás que é aberto ao público.
- Würzburger Dom: sim, a cidade também tem uma catedral famosa. Ela foi construída em 1040, mas a igreja anterior que ficava no local era do ano de 787!! Ela tem 103 metros de altura e é a 4ª maior igreja românica da Alemanha.
- Alte Mainbrücke: o meu lugar favorito foi a "Principal Ponte Velha" de Würzburg. Feita de pedra medieval, ela tem 12 estátuas de santos barrocos e outras figuras importantes, como o imperador Carlos Magno. Seguindo o trajeto da ponte, de um lado está a Catedral e do outro a Fortaleza de Marienberg; e não é só isso, fechada para pedestres, é ali que às pessoas vão curtir um tempo com os amigos e tomar um vinho ao entardecer. É o point da cidade!
FÜSSEN/ SCHWANGAU
Füssen e Schwangau são praticamente a mesma região, divididas pelo lindíssimo rio Lech, afluente do Danúbio. Ele por si só já é uma atração, por conta da sua cor azul-turquesa. Esse fenômeno acontece por dois motivos: a alta quantidade de mineral e a baixa temperatura do rio.
Mas, as principais atrações são os castelos da região. Para chegar até os dois é preciso passar pela mesma entrada. Lembre-se de reservar o ticket com muita antecedência (acesse o site). O Neuschwanstein é mais concorrido e muitas vezes a venda online esgota. No entanto, alguns ingressos ainda são vendidos presencialmente na bilheteria. Arriscamos e conseguimos comprar o nosso no dia! Vale lembrar que a visita do interior dos castelos é feita em um tour guiado e com hora marcada.
Schloss Hohenschwangau |
Vista do lago Alpsee |
#Curiosidade: ele serviu de inspiração para os castelos da Disney da Bela Adormecida e da Cinderela!
Pátio interno do Schloss Neuschwanstein |
Reserve um dia para a visita aos castelos e pelo menos mais um dia para conhecer Würzburg. Entre uma cidade e a outra, aproveite a apaixonante Rota Romântica da Alemanha!
Boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário