O destino dessa semana é a cidade de Luxemburgo! Ela tem o mesmo nome do país, que fica entre a Bélgica, França e a Alemanhã. Não é à toa que a população fala alemão, francês e luxemburguês! Eles são ensinados desde a infância, e a maioria ainda fala inglês! Great! A moeda oficial é o Euro.
O país tem 2.500 km², uma área um pouco menor do que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas, e tem aproximadamente meio milhão de pessoas - um dos menos populosos da Europa -, sendo que só a sua capital tem cerca de 100 mil.
Assim como o país, a cidade também é pequenininha e dá pra ser conhecida em 1 ou 2 dias! Pensando nisso, montei um roteiro abaixo com as atrações principais, caso você tenha apenas um dia, e algumas “atrações complementares”, caso você possa passar mais tempo na cidade! Dessa forma, é possível montar uma viagem flexível, passando mais tempo no que te interessar mais! Vamos lá:
1. Casemates du Bock
Para defender o castelo no meio da cidade foi feita nos arredores de Luxemburgo uma grande fortificação! Essa fortificação já foi atacada e reconstruída e continua firma, forte e linda, e hoje se tornou uma grande atração turística.
Passeio Complementar
Além de passear pelas ruínas externas da fortificação (Casemates), você pode também visitar a Gruta interna, com passagens e caminhos escondidos. O preço para o passeio é de € 6,00 (para adultos).
2. Palais Grand-Ducal e Cathedrale Notre Dame
Luxemburgo é o único país com grão-ducado ainda existente (tem uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional). Por isso, e também pela sua arquitetura lindíssima, vale conhecer o Palácio do Grão-Duque, que fica bem no centro da cidade.
Ali ao lado fica a Catedral de Notre Dame (sim, ali também existe uma, e não é a de Paris). Construída em 1613, é a Igreja Católica da Cidade - foi consagrada Catedral pelo Papa em 1870, e depois recebeu uma expansão. Dá pra ser vista de vários pontes da cidade!
Passeio Complementar
Além de visitar os dois edifícios pelo lado de fora, se você tiver tempo, vale uma visita interna! A Catedral é muito bonita e o acesso é livre. Já para entrar no Palácio é preciso um pouco de sorte, ele fica aberto para visitação apenas nos meses de junho a setembro.
3. Place de la Constitutión
Na frente da Catedral de Notre Dame fica a Praça da Constituição. Além do Monumento aos mortos na I Guerra Mundial, ela tem um bela vista das duas pontes principais da Cidade: Adolphe Bridge (do lado direito, em formato de um grande arco), e a Passarela de Luxemburgo (do lado esquerdo, com vários arcos). Sei que arquitetos vão querer me matar depois dessa descrição, mas garanto que, apesar de não saber o nome das estruturas, elas são lindas! ☺
Passeio Complementar
Se puder, embaixo da praça tem um parque cheio de árvores. Desça até lá, caminhe entre a natureza e passe por baixo das pontes.
4. Musée d'Histoire de la Ville de Luxembourg
Fonte: http://citymuseum.lu |
Passeio Complementar
Para saber mais sobre o patrimônio cultural de Luxemburgo, arte e história, você pode visitar o Musée National D'histoire et D'art. Com um pouquinho de cada coisa, agradando a todos os gostos, a entrada para adulto custa € 7,00.
5. Chemin de la Corniche
Conhecida como “A Mais Bonita Varanda da Europa”, o caminho (chemin) de aproximadamente 1,5 km percorre a lateral do vale e tem uma vista panorâmica da parte baixa da cidade.
Passeio Complementar
Um pouquinho mais a frente do caminho há um elevador panorâmico que liga a parte alta com a parte baixa da cidade. Ele é super recente (julho de 2016) e faz a percorre a altura de 60 m em 30 segundos. Acredito que ele seja muito importante para o dia a dia dos luxemburgueses, mas é ótimo para os turistas rsrs – e é de graça! Para complementar seu passeio, faça um passeio de elevador e volte pelo outro caminho de onde você veio (pela parte de cima ou pela cidade baixa).
6. Fort Thüngen
O edifício militar faz parte das fortificações da cidade. Ele foi construído em 1732 e tem o sobrenome do seu comandante. Vale o passeio para conhecer as fortificações e curtir a vista da cidade.
Passeio Complementar
Super vale também conhecer o Museu das Armas (Musée Draï Eechelen) que fica dentro do forte. Com exposição de objetos, plantas arquitetônicas, passagens subterrâneas e muito mais, ele conta mais de 500 anos de história da cidade. Foi uma feliz surpresa descobri-lo.
Bom viagem! ... Ou como se diz em luxemburguês, Gutt Rees!
Nenhum comentário:
Postar um comentário