quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Israel - Oriente Médio

Minha Vez de Falar... por Quézia Amaral


Hoje quem irá nos contar sua super experiência é a Quézia. Ela teve a oportunidade da fazer uma viagem incrível para Israel, lá no Oriente Médio! Já se imaginou lá? Então seja positivamente surpreendido, muito além do que você espera!


“ Acolhendo ao pedido da minha querida amiga Amanda, escrevo hoje sobre minha viagem para Israel em Janeiro de 2016, que fiz em 12 dias. Foi realmente uma viagem incrível, mas, especialmente, surpreendente, em vários sentidos. Digo isto porque nunca havia sequer imaginado em viajar para Israel, mas, quando surgiu a oportunidade e conheci o país pensei: “como não tinha sonhado em vir para cá antes?”.

Datas
Eu viajei em janeiro, que é inverno, pois o clima é o oposto do Brasil, como na Europa, mas é importante ressaltar que lá as temperaturas podem variar bastante dependendo da cidade. Em minha opinião, janeiro é a melhor época do ano para ir para Israel, pois, no verão, as temperaturas chegam a mais de 40°C (!!) e pode ficar muito mais cansativo visitar os sítios arqueológicos e as cidades como Jerusalém que, em muito, são a céu aberto. 

Roteiro
Primeiramente, tenho 2 observações importantes: a primeira é que fizemos escala em Paris e um tour de 1 dia pelos principais pontos turísticos, viajando pela Air France. Todavia, sei de algumas companhias aéreas em que você consegue fazer escala em outros lugares bacanas para passar um dia, por exemplo: Ibéria (Madrid), Alitalia (Roma), Turquish Airlines (Istambul), e por aí vai. 

E, a segunda é que muita gente me falou que a segurança para entrar no país é muito rigorosa, e de fato é. Esteja preparado para responder muitas perguntas, e eventualmente apresentar muitos documentos. Contudo, vá com tranquilidade, tomando as devidas precauções e cuidados com sua bagagem. 

Recomendo visitar as seguintes cidades: 
  • Tel Aviv: capital financeira de Israel, cidade grande, cheia de vida, restaurantes, e praias bacanas;
    Meguido
  • Cafarnaum e Tiberíades: para quem quer conhecer cidades históricas importantes do ministério de Jesus, recomendo este incrível roteiro na região da Galileia, aonde dá para fazer um passeio de barco inesquecível pelo tão famoso Mar da Galileia;
  • Meguido: uma das principais ruínas de Israel está em Meguido, e a vista é incrível;
    Cesaréia
  • Massada: uma fortaleza construída por Herodes, muito preservada, que fica em cima de uma montanha. Infelizmente, eu não consegui visitar porque o tempo estava muito ruim. Por isso, é bom ressaltar que se tiver muita neblina, os bondinhos que levam até a ruína fecham e a única alternativa é subir na trilha - que é possível, mas tem que estar preparado para um bom trekking (não era meu caso rs);
    Mar Morto
  • Cesareia Marítima: ruínas antigas ao lado de uma praia maravilhosa; 
  • Mar Morto: sem dúvida uma experiência única, aonde é impossível afundar. Recomendo se hospedar em algum dos resorts 5 estrelas da região, que inclusive possuem piscinas internas com a água do mar morto;
  • Jerusalémum dos meus lugares favoritos! Definitivamente é uma das cidades mais incríveis do mundo! Pelo seu valor histórico, cultural e tantos outros! O sentimento de estar em um lugar como Jerusalém é único. A cidade é muito bem preservada e segura. Para visitar o muro das lamentações, inclusive, é necessário passar por uma revista rigorosa. Preciso ressaltar que, diferente do que se lê nos noticiários, muçulmanos e judeus dividem seu espaço e tem boa convivência lá. Foi muito interessante vivenciar uma experiência cultural tão rica de povos tão diferentes! 


Muro das Lamentações
Comida
Sobre a comida, basicamente a preponderante lá é árabe. Todavia, alguns hotéis servem kosher. Adoro experimentar comidas novas, mas não foi minha predileta. O que gostei muito e vale muito a pena provar é o azeite e a famosa tâmara. 

Compras 
Para compras, recomendo 2 lugares: o Yardenit, região aonde é possível visitar o Rio Jordão; e em Jerusalém, região da Rua Ben Yehuda, próxima ao Portão de Jaffa, que dá no Mercado Árabe e no Mamila Shopping. Ressalto que no mercado árabe os “presentes” são bem mais em conta, mas é preciso negociar! Não tenha medo de pedir para reduzir o preço. Negociar com árabes é assim mesmo, pechinchar e pechinchar rs. 

A moeda lá é shekel, mas a maioria dos lugares aceita dólar. Para algum restaurante específico, ou lojinhas, não se preocupe em comprar aqui, pois dá para trocar dólar por shekel lá mesmo, uma vez que existem várias casas de cambio, especialmente em Jerusalém.

#DICAS de consumidor: recomendo a Ahava para comprar cosméticos do mar morto. Lá você consegue bons preços e essa marca não vende no Brasil, portanto, vale a pena. E acho que Israel é uma experiência para ser vivenciada em grupo, seja ele grande ou pequeno. Embora seja uma viagem segura, os idiomas são bastante diversos e é uma viagem que aumenta em 80% o aproveitamento com guia, se for turística. Para reduzir custos e aumentar a experiência cultural recomendo a Byblos Viagens, que tem muita experiência no mercado. 



Segurança
Muitas pessoas me perguntam sobre a segurança de viajar para lá, e já adianto que é bem tranquilo. Os índices de homicídio e roubo, por exemplo, são muito menores do que Estados Unidos, inclusive, que é considerado um país seguro por nós brasileiros, é só pesquisar! O policiamento é constante e o exército de Israel está muito presente nas ruas, inclusive é possível tirar fotos com os soldados.

Momentos marcantes 
Por fim, para deixar 2 momentos marcantes da viagem eu recomendo fortemente: o passeio de barco pelo mar da Galileia e a estadia em Jerusalém. São, sem duvidas, roteiros imperdíveis e inesquecíveis. 
Espero que vocês deixem surpreender-se por Israel, como eu me surpreendi! "


Feliz Natal atrasado e um ótimo 2017! Nos vemos ano que vem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário