quinta-feira, 9 de junho de 2016

Trilha Pedra Grande – Atibaia/ SP


Depois da nossa linda saga pelas ideias e sugestões de Dia dos Namorados, vamos trilhar outro caminho agora, o das trilhas! Dando continuidade à série de posts que estávamos fazendo anteriormente, hoje vamos falar sobre outra Pedra Grande, a de Atibaia. Sim, existe uma em São Paulo e uma em Atibaia, e devem existir diversas outras, mas essas são as que eu conheço e que posso falar com autoridade! (Será?)

Fizemos a Pedra Grande em 2012, e sim, já está na hora de marcar um round 2, mas lembro muito bem da experiência! Resolvemos fazer um bate-e-volta, ideal para quem mora em São Paulo, ou dá até pra dar uma esticadinha e ficar o final de semana por lá - tem festa do morango!

Atibaia fica a aproximadamente 80 km de São Paulo e, depois de chegar na cidade, você pode procurar pelo condomínio Arco-Íris (ou, mais especificamente, pelo endereço Rua Vereador Moacyr Zanoni - Parque Arco-Íris). Dá pra estacionar no local. Partindo dali, você vai descobrir que existem 3 trilhas!

#Nota da autora perdida: só fui descobrir sobre as 3 trilhas recentemente, quando comecei a pesquisar novamente sobre o assunto, até então só sabia de uma trilha a pé e de uma trilha de carro. Ou seja, não se preocupe em achar a trilha certo, ao menos uma delas você vai achar para chegar até o cume rsrs!

Retomando, você pode sim ir de carro até o topo – não sei se todos os carros aguentam a subida, mas é uma possibilidade, dá até pra estacionar na própria pedra -, mas, como nosso foco são as trilhas em si, vamos falar das outras 3 opções para se fazer à pé:


  1. Trilha da Minha Deusa - 2,5 km – nível médio – começa pela esquerda
  2. Trilha da Mangueira - 2,9 km – nível difícil – trilha do meio
  3. Trilha dos Monges - 2,7 km – nível difícil – começa pela direita

Todas elas partem do mesmo ponto e não há sinalização.  Acredito que tenha feito a da Mangueira, mas não é 100% certeza. No entanto, era uma trilha aparentemente de nível médio em que demoramos cerca de 2h30 para subir.

#Dica: aparentemente, pelos comentários de quem foi recentemente, a trilha dos Monges está fechada em vários pedaços pelo mato alto, então, não complique sua subida e escolha uma das outras duas.

A trilha em si era bem diversificada, mas a maior parte era em descampados sob céu aberto – não esqueça o boné, protetor, óculos de sol, viseira, ventilador portátil ou o que te ajudar na subida contra o sol. Mas, havia também espaços com mata mais fechada, um pequeno riacho no meio do caminho para encher a garrafinha já no fim (não sei se era potável, mas era o que tinha para o momento), e alguns pedaços em cima de pedras.

Neste momento vale relembrar duas orientações TOPS: a trilha possui algumas bifurcações, mas mantenha-se sempre no caminho que estiver mais batido, e saiba que, como qualquer mata, existem animais silvestres como insetos, aranhas, sapos, cobras e alguns mais... Não seja histérico(a), entenda que você está no ambiente dele, fique esperto e continue seu caminho!

Não se engane na subida, às vezes parecerá que está chegando, mas não está! Rsrs... Brincadeiras à parte, depois de muito chão você chegará ao cume! São 1450 metros de altura que merecem ser comemorados, então, sente-se, aprecie a vista, desfrute da beleza da natureza que Deus criou e recarregue sua bateria para a volta.


Importante, antes de sair para uma trilha, veja a previsão do tempo. Quando estávamos lá em cima, o céu começou a fechar e trovoar bastante – momento medinho! Com medo dos raios no descampado e da corredeira d´agua no meio da trilha de barro, descemos no modo The Flash em 40 minutos o caminho que demoramos 4 vezes mais para subir. Chegamos bem, inteiros e secos, e até vimos uma cobrinha no meio do caminho, mas finalizamos com a sensação de dever cumprido e de orgulhinho por dentro!

Se você gostou da ideia e também quer experimentar esse sentimento, te apoio! E me chame! Vamos juntos superar este recorde :D


O que levar em uma trilha?

Mochila pequena para caminhada
Tênis confortável ou bota
Capa de chuva – dependendo da previsão
Cantil ou garrafa já abastecida
Máquina fotográfica
Roupa leve para a trilha
Repelente
Protetor-solar, óculos e boné
Lanche leve para o meio do caminho (barrinhas, sanduíches naturais, frutas)
Uma blusa leve para se proteger do vento lá em cima
Mais água!

 Se você tiver outro destino legal, compartilhe aqui! E bora se preparar para subiiiiiiiiiiirrrrrrr...

Nenhum comentário:

Postar um comentário