quinta-feira, 7 de abril de 2016

Litoral Sul de SP

São Vicente
Depois de passearmos por todo o litoral norte, chegou a vez do litoral sul de SP! Apesar de não ser tão famoso pelas praias de areia fina e mar transparente, a parte sul também tem praias muito gostosas e algumas ainda escondidas!

Ali no finalzinho da serra, descendo de São Paulo, encontramos Santos e São Vicente, ao lado de Praia Grande, seguida por Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, quase na divisa com o Paraná. Vamos falar rapidamente de algumas, com destaques especiais. Valendo!



SANTOS/ SÃO VICENTE 


Santos
Santos fica razoavelmente pertinho, são 70 km que separam os paulistanos da praia! E claro, além do mar a cidade tem muito movimento nas ruas também! Ali do lado fica São Vicente; é quase imperceptível a mudança de um município para o outro.

Dá uma olhada no que a Kelly Sahade, moradora da baixada falou sobre lá:

Em Santos temos o emissário - avante de pedras sobre o mar - com pistas de skate, patins, bike... É uma ótima opção para as noites quentes. Tem um barzinho famoso de Açaí (D´Boa), uma cervejaria artesanal que tem exposição de pranchas de surf (Cinza), tem o Point 44 para os mais velhos e o para os roqueiros o Studio Rock. Falando das praias, tem a do Gonzaga, Embaré e a dos surfistas, mais conhecida como Quebra Mar, além de cinema de rua, shoppings, orquidário e aquário! É bem diversificado!"
Biquinha em São Vicente

Já em São Vicente, os visitantes podem conhecer a Biquinha, perto do Centro, famosa pelos doces artesanais; a Ponte Pencil, que foi reinaugurada em 2015; a Ilha Porchat, com bares, discotecas e restaurantes e vários outros lugares!


ITANHAÉM


Itanhaém
Passando por Praia Grande e Mongaguá, chegamos em Itanhaém. A cidade fica a 110 km de São Paulo e para acessá-la é preciso pegar a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, famosa pelos congestionamentos de final de ano! (Mas não desanime hihi.)

Itanhaém é bem gostosa e tem um centrinho ótimo para passear, tomar sorvete e fazer compras na feirinha de artesanato. Quem deixou o recado dessa vez é a Dani Napoli, que frequentou a cidade por muitos anos:

Itanhaém é tudo de bom! Tem a Praia de Cibratel, Praia dos Sonhos, Praia dos Pescadores, o morro da Sabesp, a Pedra de Anchieta, tem o Centro Histórico com a prisão e igreja super antigas, as lojinhas de Tamancos, a sorveteria Samambaia... Além disso ainda tem competição anual de natação no rio, feirinha de artesanato, lojas que vendem bananinha, tem uma ilha super legal que dá pra chegar de barco - onde você passa o dia e almoça por lá!" 

.... Ou seja, vale a pena conhecer!!


PERUÍBE


Prainha
Mais 28 km de Itanhaém e você encontra Peruíbe! Ela é mais famosa pelas praias centrais, Bougainville e tals, mas se você se aventurar a ir um pouco mais para frente, pode se surpreender! Três praias mais escondidas valem a visita - PRINCIPALMENTE se for época de festas, onde a maioria das praias fica lotada!

Logo pegando a estrada em direção à Juréia, fica a Prainha. Como o nome diz, ela é bem pequena. É cercada por rocha dos dois lados e tem um mar bem calmo. Se você estiver no pique, vale fazer um passeio pelas pedras. A vista dali é linda!

 
Juréia
Continuando na estrada, mais pra frente, está a Praia de Guaraú. Apesar da estradinha de terra, tem um bom apoio aos visitantes. Na lateral direita da praia acontece o encontro do rio com o mar e, adivinhe só, tem caiaques para alugar! Que gostoso!! Conforme vamos nos afastando do centro as praias vão ficando cada vez mais tranquilas (em número de pessoas). Curta o caiaque e aproveite o dia por lá!
#DICA: Importante, leve repelente. Por conta das árvores e talvez até do rio, os bichinhos que começam a atacar por lá têm uma fome furiosa!

E, no fim da estrada, quase onde o vento faz a curva, fica a Barra do Una (sim, tem no litoral norte e no litoral sul rs). Ela já está dentro do da Reserva Ecológica da Juréia (você vai passar por um portal indicando e tem que dar o nome para entrar), e tem um caminho de terra bem judiado, então separe aproximadamente 1h para percorrer os 20 km mais radicais. Aos vitoriosos, uma praia deserta estará esperando por vocês! LITERALMENTE deserta!

Barra do Una
Não tem nenhuma infra-estrutura, então leve seu lanchinho e água. Não esqueça o protetor solar e repelente! A praia é cercada pelas árvores do morro e tem um mar claro e super tranquilo. Linda! Vale a pena conhecer, com certeza! Um pouco antes do acesso à praia existem algumas trilhas de cachoeira também!

Viu só? Aproveite as delícias do litoral sul e depois me conte! Quem sabe o próximo post não é o seu?! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário