quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Cancún e Cozumel - México


Hoje vamos falar do paraíso (não-tão) perdido de Cancún! É aquela península no México, construída do zero há cerca de 45 anos, mas que já tem mais de 150 hotéis na sua costa. Um dos motivos é porque atrai turistas de todas as idades. Dependendo das atrações que você escolher, é possível  montar um roteiro super badalado, com direito a festas, bares e baladas, ou um roteiro mais família, para descansar e curtir os resorts, ou um clima mais romântico, (destino de muita lua de mel) com mergulhos, passeios pelas ilhas, pôr do sol, ouuu, um pouco de tudo isso, que foi o que fizemos.

Tínhamos 7 dias para passar em Cancún e Cozumel (pequena ilha bem próxima) e dividimos 4 na cidade e 3 na ilha.

Preste atenção no período escolhido. Entre junho e novembro é temporada de furacões. Isso não significa que haverá um furacão (há chances), mas o tempo pode ficar mais instável e com uma maior possibilidade de dias de tempo ruim. Estivemos lá no final de agosto e, apesar de não ter nenhum furacão, chegamos após a passagem de um tufão, que deixou o mar com ressaca por uns 2 dias.

A moeda local é o peso mexicano, mas a palavra da vez é dólar. Cartão de crédito também funciona muito bem por lá... E existe a famosa "propina", que todo mundo pede - bem diferente da nossa, no México, nada mais é do que a famosa gorjeta.

Cancún


Complexo Xcaret
O mar é transparente e o sol é forte. Estas são as primeiras constatações que você vai fazer. Não tem como descrever a cor do mar, nem capturar o momento nas fotos... É muito lindo e limpo, com um degradê de cores de acordo com a profundidade. E sim, o sol é bastante forte, cansei de ver gringos vermelhinhos igual camarões (falou a morena né?!). Mesmo com protetor solar, dá aquela sensação de que a pele está ressecada e é preciso reaplicar com certa frequência.

O mar cristalino possibilita a prática de esportes náuticos como snorkel, mergulho, passeios de caiaque, jet ski e outros, mas ainda descobrimos em Cancún diversos passeios para fazer fora da praia.

Ah, não deixe de conhecer o centro comercial, com restaurantes, bares e baladas famosos. Comemos um fondue de Haagen Daz inesquecível.

Parques

Show Noturno
Xcaret: Este é um dos parques mais famosos de lá, mistura de parque aquático com florestas e um lado muito forte da cultura Maia. Passamos um dia inteiro e ainda tinham coisas para serem feitas. Cheio de rios de flutuação, toboáguas e atividades "opcionais" (leia-se: pagas) como mergulho com golfinhos ou até tubarões. Nós fizemos um passeio chamado "Sea Trek", com uma espécie de “capacete de astronauta” debaixo d´água. O capacete recebe oxigenação por um cabo e possibilita andar pelo solo com os peixes. Essa foto não é nossa, mas peguei do site para ilustrar a experiência (radical!). No final do dia, há um show muito legal com apresentações de diversas culturas e mostrando como funcionava a vida dos Maias (com direito a um jogo de bola bastante... inusitado!). Não perca!

Sea Trek - Xcaret
Além dele, existem vários outros parques, como estes abaixo:
  • Xel Há: Um pouco mais aquático, voltado para as lagoas, grutas e cenotes (poços de água doce formados por rios subterrâneos e chuva).
  • Xplor: Esportes de aventura, como tirolesas, e passeio pelas cavernas.
  • Xenotes: Cheio de cenotes e cavernas. Mergulhe nas águas cristalinas e doces do México.


Ruínas

 

Além dos parques, outro ponto forte da região são as ruínas Maias. Dentre os milhares de sítios arqueológicos do México, os mais visitados são o de Chichen Itzá e Tulum. Os dois locais ficam a aproximadamente 2h da zona hoteleira de Cancún (cada um para uma direção), então escolhemos apenas um sítio para conhecermos. Considerando o tempo na viagem de ida e volta e o tempo de passeio, gastamos praticamente um dia inteiro.

Chichen Itzá
Kukulcán

- Chichen Itzá: uma das maravilhas do mundo. Cidade arqueológica Maia localizada no estado de Yucatán, com fundação estimada em 440 a.C. É famosa pelo templo de Kukulcán, de 30 metros de altura. Diz-se que nos equinócios a luz do sol reflete uma serpente descendo pelos degraus do templo! O local é bem grande e as atrações são um pouco distantes umas das outras, mas nada disso desestimula a descoberta do local. Vale a pena conhecer!

- Tulum: é uma antiga cidade de muralhas e que parece ter sido utilizada pela cidade de Cobá como porto de pesca e comércio. Não chegamos a conhecer mas parece ser tão grande e tão interessante quando Chichen Itzá.

#DICA de briefing: antes de ir, assista ao desenho Caminho para El Dorado. Incrivelmente bem explicado (na medida do possível, rs). Veja o trailer aqui: 



Cozumel


Falando um pouco do nosso outro roteiro, pegamos a balsa em Playa del Carmen (90km da zona hoteleira) e atravessamos para Cozumel, uma ilha conhecida como um dos melhores pontos de mergulho do mundo, além de ser parada de muitos transatlânticos. Ficamos 3 dias e pudemos conhecer o centro da ilha - o México verdadeiro, sem turistas e ar condicionado. Visitamos também algumas praias mais afastadas (todas lindas e límpidas) e curtimos um momento bem relax. :)

No hotel, aproveitamos tudo o que os resorts têm pra oferecer, com direito a muito snorkel com os peixes gigantes e coloridos. Quer saber mais? Então dê uma olhadinha nas fotos aí de baixo.

Dias incríveis de sol, mar e um povo muito hospitaleiro!




Buen viaje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário